NOTÍCIAS

Ciência, Tecnologia e Inovação | 30.11.20 - 10h27

Emprel passa a integrar Porto Digital com nova sede no Bairro do Recife

img_alt

A Empresa de Informática da Prefeitura do Recife agora faz parte de um dos maiores e mais bem sucedidos Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC do mundo. Prefeito Geraldo Julio esteve na nova sede da Emprel na manhã desta sexta-feira (6). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Empresa de Informática do Recife - Emprel passa a integrar fisicamente o Porto Digital, com a mudança para nova sede na Rua do Brum 123,  no Bairro do Recife. Mais do que a ocupação de um novo espaço físico moderno e funcional, o novo endereço representa a inserção no mesmo ambiente físico e digital de um dos maiores e mais bem sucedidos Parques de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, do mundo. O prefeito Geraldo Julio fez a entrega da nova sede da empresa, junto com o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Secretário de Finanças do Recife Ricardo Dantas e o presidente da Emprel Eugênio Nunes nesta sexta-feira (6).

“A Emprel não poderia estar fisicamente longe do Porto Digital. É muito importante que nós estejamos aqui. A Emprel mostra que tem a característica de uma empresa prestadora de serviço para a administração municipal. E, como prestadora, respondeu às responsabilidades que teve. Mas a Emprel mostra também que pode ser uma start-up e está pronta para atuar naquilo que for demandada e naquilo que aparecer de oportunidades dentro da cidade. Passa a ser uma empresa de ponta que apresenta soluções, que vai para dentro da sociedade, que olha para o futuro da cidade e que olha para os recifenses”, declarou o prefeito Geraldo Julio durante a visita.

A proposta da Prefeitura do Recife em trazer a Emprel para o Porto Digital – a antiga sede funcionava no bairro do Bongi -, facilita, entre outras vantagens, que a alta expertise em soluções de TIC para Gestão Pública, da Empresa de Informática do Recife (Emprel) possa ser oferecida ao estabelecer parcerias e consultoria a empresas locais. O intercâmbio ainda possibilita o aperfeiçoamento de produtos e serviços já existentes, como também o desenvolvimento de novos produtos e serviços, para o mercado local e nacional.

A Emprel também poderá oferecer incubação de Projetos de Negócios Inovadores na área de produtos e serviços públicos, submetidos por startups locais, além de participar de projetos de formação de mão-de-obra especializada, para atender, principalmente, as demandas na região como destacou o presidente do Porto Digital Pierre Lucena: “é um prazer o Porto Digital receber a Emprel dentro do Bairro do Recife. A gente já tinha falado da importância de trazer não apenas as empresas privadas para cá, mas também trazer os organismos estaduais e municipais que trabalhassem com tecnologia para fazer essa interação com as empresas que estão no Porto Digital. Já somos aqui 11.600 pessoas, a Emprel está chegando aí com mais 300 pessoas, aumentando o portfólio de empresas no nosso ecossistema e isso para a gente é muito relevante.”

O Secretário de Finanças do Recife Ricardo Dantas também fez os seus agradecimentos. “Agradeço às equipes que cuidam dos nossos sistemas e está por trás de grandes iniciativas da Prefeitura e às vezes não aparecem tanto como a do Portal da Transparência e a dos nossos sistemas do ISS”, comentou ele. “Começamos a escrever aqui uma nova história. A Emprel, que é cinquentenária, é uma empresa que se renova, que se lança ao futuro e está sólida e forte”, destacou Eugênio Antunes, presidente da Emprel, durante a visita.

Além de se estabelecer no Porto Digital, a nova sede também fica muito próxima (a 800m) do seu principal cliente que é Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), onde também será instalado o futuro Data Center e isso diminui o tempo de deslocamento para os seus principais clientes nas visitas e reuniões de trabalho, contando a redução de tempo para os funcionários. Com isso a Emprel poderá ampliar a Networking, através da convivência social diária com redes físicas e digitais de pessoas, em um ambiente informal e colaborativo, que proporciona troca de informações e conhecimentos que possibilitam novos aprendizados e o surgimento de novos negócios.


História - A Empresa Municipal de Informática – Emprel tem 50 anos de existência, trabalhando pelo bem estar da Cidade do Recife na área de tecnologia. Foi a Emprel que trouxe o primeiro computador de grande porte para a capital pernambucana e hoje, os novos rumos da empresa a levam para o Porto Digital, no bairro do Recife, onde estará ainda mais inserida nessa transformação digital.

O Corpo técnico é composto por 297 profissionais especialistas em tecnologia da informação e comunicação e das áreas administrativas que trabalham com afinco para o desenvolvimento e entrega de serviços com responsabilidade à Prefeitura e à Cidade do Recife.

A Emprel foi a precursora, há 25 anos dos seus 50 anos, de uma inovação organizacional que antecipava o governo-plataforma, implantando soluções digitais no ambiente público. E a Empresa não para na busca pela inovação e parte rumo ao ambiente do Porto Digital do Recife, onde circulam mais de 10 mil colaboradores e empreendedores.

Soluções desenvolvidas pela Emprel foram reconhecidas quando a empresa foi finalista do Prêmio e-Gov, promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação - ABEP. A Emprel também concorreu ao Prêmio Excelência em Governo Eletrônico com a solução Saúde Ambiental Digital (PSAm Digital), desenvolvida em parceria com a Secretaria de Saúde do Recife.

A Emprel detém ainda o selo CMMI (Capability Maturity Model Integration) Nível 3 de maturidade, para desenvolvimento de software do SEI (Software Engineering Institute - Carnegie Mellon University - EUA), um dos maiores influenciadores em gestão de processos de software.