Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 30.11.20 - 11h31

Jardim Botânico do Recife ganha nova Arena Arbor e Jardim de Biomas

img_alt

Na manhã desta quinta-feira (17), prefeito Geraldo Julio realizou a entrega simbólica dos novos espaços. Arena é espaço inovador, fruto de parceria entre PCR e a CASACOR. JBR foi reaberto ao público na última sexta-feira (11), com protocolos de segurança (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Reaberto ao público na última sexta-feira (11), seguindo novos protocolos sanitários, o Jardim Botânico do Recife passa a contar com dois novos atrativos: a Arena Arbor e o Jardim de Biomas. Na manhã desta quinta-feira (17), o prefeito Geraldo Julio realizou a entrega simbólica dos novos espaços que integram o circuito de visitação do equipamento ambiental da Prefeitura do Recife, que funciona de terça a domingo, das 9h às 15h, no bairro do Curado, com entrada gratuita. 

“O Jardim Botânico no Recife passou a pouco dos 40 anos. A gente está reabrindo após o controle da pandemia, mas está reabrindo com novidades, com a Arena Arbor. Um espaço para oficinas,  palestras, seminários. Um espaço para ecoeducação. O Jardim Botânico recebia só três mil pessoas por ano, na nossa gestão passou a receber 100 mil e agora  com essa novidade, tenho certeza que esse número vai ser superado”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Espaço remanescente de Mata Atlântica na cidade, numa área de 10,7 hectares cercada pela natureza, o Jardim Botânico do Recife passa a contar com a Arena Arbor, um espaço inovador e móvel criado para compartilhamento de conteúdo, oficinas e palestras ambientais. Projetada em madeira certificada e com iluminação composta por 540m de fitas de LEDs (lâmpadas com potência reduzida), a Arena Arbor tem 64m² e foi concebida a partir da metáfora relacionada à árvore, devido ao forte significado que carrega como um elemento natural representante do símbolo da vida. Em sua morfologia foi possível a abstração de cada componente: as raízes formam a base e se elevam em uma arquibancada, o tronco estrutura a arena, a copa confere o fechamento e os frutos serão colhidos ao longo das visitas. 

O espaço é fruto de uma parceria  inédita entre a Prefeitura do Recife e a mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, CASACOR Pernambuco, o projeto do arquiteto pernambucano Paulo Carvalho esteve entre os concorrentes ao Building of the Year (“Edifício do Ano”) promovido pelo ArchDaily, maior site de arquitetura do mundo, foi classificado entre os cinco melhores projetos na categoria Arquitetura Digital na premiação chinesa Idea-Tops e conquistou o Silver A’ Design Award (troféu de prata) na categoria Arquitetura, Construção e Estrutura, ao lado de grandes nomes da arquitetura mundial na Itália. 

Com estimativa da vida útil do equipamento é que chegue a 50 anos ao ar livre, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho falou sobre o novo ambiente. “A Arena Arbor é um espaço voltado para palestras ambientais e oficinas. Neste momento, funcionará como um espaço de visitação com limite de capacidade para 13 pessoas por vez. Posteriormente, sediará palestras, oficinas ambientais e também será uma área de permanência para os visitantes a fim de proporcioná-los um lugar para descanso e convivência devido a sua localização em um ponto estratégico do Jardim”, disse José Neves. 

Um novo jardim temático foi criado em torno da Arena Arbor. Trata-se do Jardim de Biomas, formado por 35 espécies, muitas delas coletadas por analistas ambientais do Jardim Botânico em expedições nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com o intuito de fortalecer e diversificar a biodiversidade do equipamento. No local formado por ecossistemas da Caatinga, Restinga e do Agreste, os visitantes poderão conhecer quatro espécies ameaçadas de extinção, a Aechmea muricata, Melocactus violaceus, Solanum jabrense e Jacaranda rugosa. Recentemente, o Jardim Botânico do Recife passou a integrar uma rede de intercâmbio de sementes de espécies ameaçadas de extinção com jardins botânicos das capitais brasileiras por meio do Programa Bandeira Verde. Nos próximos dias, o JBR receberá 5 mil sementes da espécie Apuleia leiocarpa (Vogel) J.F.Macbr, popularmente conhecida por Garapa, direto da administração do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.