Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 30.11.20 - 17h02

Praça Nelson Ferreira recebe artes do Colorindo o Recife

img_alt

Realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, o projeto transforma espaços públicos em galerias de arte a céu aberto (Foto: Maurício Ferry/Seturel)

 

“Felinto, Pedro Salgado, Guilherme, Fenelon. Cadê teus blocos famosos... Bloco das Flores, andaluzas, pirilampos, apôs-fum dos carnavais saudosos”. Foi com a inspiração na Evocação No 1 de Nelson Ferreira que a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), realizou uma nova intervenção por meio do projeto Colorindo o Recife. 

Desta vez, a galeria de arte a céu aberto levou cores e mais vida à Praça Nelson Ferreira, em Santo Amaro. A praça, que tem em seu nome uma homenagem a um dos mais populares compositores do Nordeste, agora tem as cores do nosso Carnaval por toda a extensão do muro de quase 30 metros. Esta intervenção foi comandada pela artista plástica Karina Agra. O espaço fica situado à Rua dos Palmares entre as ruas do Sossego e Coelho Leite.

“Com o Colorindo o Recife, levamos cores aos espaços públicos da cidade, transformando a perspectiva das pessoas e preservando ainda mais os equipamentos de lazer e convivência. Essa valorização também incrementa os nossos atrativos turísticos, encantando moradores e visitantes de passagem pela nossa cidade”, destacou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

O projeto Colorindo o Recife teve início em 2013 com a intenção de criar galerias a céu aberto, embelezando a cidade. O projeto cresceu e se transformou, em 2017, em política pública de fomento à arte urbana, com a abertura de um edital de cadastro de novos artistas do graffiti. Dentro do Colorindo o Recife, já foram realizadas diversas oficinas dentro das comunidades, incentivando a cultura por meio da arte urbana. De lá pra cá, mais de 200 espaços públicos receberam a intervenção do projeto, entre praças, pontes e muros que se transformaram em painéis artísticos. 

HUMANIZAÇÃO - O Colorindo Recife é presente nos mais diversos projetos da Prefeitura do Recife. Durante a pandemia do novo coronavírus, hospitais de campanha montados para receber pacientes vítimas da covid-19 receberam intervenções artísticas com mensagens e desenhos que levaram esperanças tanto para as pessoas em tratamento quanto para os profissionais que se dedicaram no seu trabalho de salvar vidas. 

Abrigos emergenciais e espaços para atendimento de pessoas em situação de rua também foram entregues com ilustrações de afeto. Além disso, foram realizadas intervenções artísticas em algumas das principais ruas e avenidas da cidade, levando mensagens de carinho àqueles que respeitaram o período de isolamento social, além do reforço para que todos continuem usando máscaras de proteção.