Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 30.11.20 - 12h27

Prefeito Geraldo Julio anuncia construção do Compaz Paulo Freire, no Ibura

img_alt

O equipamento será a quinta Fábrica da Cidadania do Recife e o projeto para construção está orçado em R$ 11 milhões. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta quarta-feira (25) (Foto: Divulgaçāo)

 

A Prefeitura do Recife abriu licitação para contratar a empresa que será responsável pela construção do Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Ibura. O anúncio que dá início à concretização da quinta Fábrica da Cidadania do Recife foi feito pelo prefeito Geraldo Julio nesta quarta-feira (25). O valor de investimento previsto em projeto para construção do prédio é de R$ 11 milhões e o tempo de duração da obra é de 10 meses. O aviso de licitação já foi publicado no Diário Oficial do Município. Com o anúncio, o Recife segue avançando com a melhor política pública de combate a desigualdade social do Brasil, como os Compaz foram reconhecidos pela Oxfam Brasil e Programa Cidades Sustentáveis.

“Uma boa notícia para os moradores do Ibura e do Jordão. A gente acaba de lançar o edital para a construção do Compaz Paulo Freire. Ele vai ficar na Ladeira da Cohab para atender a toda a população. É mais uma Fábrica de Cidadania da nossa cidade. Uma bela homenagem a esse educador referência não só para o Brasil mas para muitos países do mundo também. Lá a gente vai ter os mesmos serviços que a gente tem no Alto Santa Terezinha, no Compaz Eduardo Campos, lá no Compaz Miguel Arraes, no Compaz Ariano Suassuna, e também recentemente no Compaz Dom Helder que fica lá no Coque. As crianças, os adultos e os idosos vão ser bem recebidos nessa Fábrica de Cidadania que o Ibura está recebendo”, comemorou o prefeito Geraldo Julio.

O anúncio acontece poucos dias depois de abertura de cadastramento do Compaz Dom Helder Câmara, no Coque, que será inaugurado em dezembro. O novo Compaz receberá o nome de Paulo Freire, educador recifense, um dos mais importantes pensadores brasileiros em toda a história. A homenagem ao educador já foi aprovada por Lei, na Câmara Municipal do Recife.

O Compaz do Ibura será erguido na Rua Ladeira da Cohab, em um terreno de 1.682,59 m², com uma área total construída de 3.346,17 m². O equipamento terá um edifício com três pavimentos e contará com biblioteca, dojô para artes marciais, auditório, Procon, sala da mulher, sala de audiências, sala de mediação de conflitos, copa, oficina profissionalizante, guarita, vestuário, entre outros espaços.

A criação dos Compaz do Recife surgiu como proposta alternativa para conter o crescimento dos índices de violência na cidade. A ideia de criar espaços que promovam a mediação de conflitos, substituindo assim a utilização da violência por parte dos cidadãos, recuperando regiões com altos índices de criminalidade. O Compaz propaga a Cultura de Paz com o objetivo de garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. O equipamento também oferece espaços para resolver pendências de documentação, orientações sobre direito do consumidor, mediação de conflitos e informações sobre assistência social, geração de renda e atividades lúdicas, além de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidade de Tecnologia na Educação para a Cidadania (UTEC) e assistência judiciária.

REDE COMPAZ – Além do Compaz Dom Hélder Câmara, aberto na quarta (18) para cadastros, no Coque, o Recife conta com o Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), inaugurado em 2016, com 15.434 pessoas cadastradas; com o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), inaugurado em .2017, com 22.125 pessoas cadastradas e com o Compaz Miguel Arraes (Caxangá), inaugurado em 2019, com 3.255 pessoas cadastradas. As mais de 40 mil inscrições foram contabilizadas até fevereiro de 2020, em função da pandemia da COVID-19.

--