Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 30.11.20 - 16h39

Prefeitura do Recife entrega 9º Laboratório de Ciências e Tecnologia da Rede de Ensino

img_alt

Laboratório fica na Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena, na UR-1, no Ibura, que também teve a quadra e o vestiário requalificados. Prefeito Geraldo Julio fez uma visita à unidade na manhã desta quinta-feira (8) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os alunos da Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena, na UR-1, no Ibura, serão beneficiados com a entrega do 9º Laboratório de Ciências e Tecnologia da Rede de Ensino, além da requalificação da quadra poliesportiva e do vestiário da unidade de ensino. Foram investidos quase 500 mil reais em obras civis, aquisição de kits de laboratório e equipamentos. O prefeito Geraldo Julio conferiu o resultado do trabalho da Prefeitura do Recife na manhã desta quinta-feira.

“Escola Maria de Sampaio Lucena, aqui na UR-1 no Ibura, a gente está no laboratório. É o 9º laboratório de ciência e tecnologia que a gente faz na nossa rede. Tem biologia, tem química, física, matemática, mas tem também a parte de tecnologia, robótica, impressora 3D, cortadora a laser, um laboratório completo que reúne tudo o que se pode fazer de experimento e desenvolvimento para as crianças. Aqui também a quadra foi reformada, uma reforma na escola, e também os ar condicionados, a gente está com 99% da rede climatizada no Recife”, detalhou o gestor municipal durante a visita.

Os novos espaços beneficiarão um total de 660 estudantes do 6º ao 9º Ano, do Travessia (Correção de Fluxo) e da Educação de Jovens e Adultos(EJA). A unidade conta com turmas regulares e duas integrais de 6º e 7º Anos e funciona nos três turnos. A implantação dos laboratórios para os alunos do 6º ao 9º ano faz parte do programa Escola do Futuro, que tem como um dos pilares a inovação. As atividades desenvolvidas dentro de um ambiente de ciências e tecnologia ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a incluir digitalmente os estudantes.

Os laboratórios seguem um padrão e dispõe de uma metodologia de aprendizagem inovadora distribuída em quatro quadrantes: robótica, experimentação, espaço maker e ciências. “Esses investimentos melhoram a qualidade pedagógica e o ambiente para a comunidade escolar. Incentivamos que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e a resolução de problemas”, pontuou Bernardo D´Almeida, secretário de Educação do Recife.

Com os novos equipamentos, os estudantes começam a desenvolver metodologia científica e se sentem motivados a buscarem soluções aos desafios acadêmicos e a exercerem protagonismo nas Feiras de Conhecimento. Nos espaços, os estudantes trabalham com kits de montagem de robótica, microscópios, vidraria, substâncias químicas reagentes, peças de anatomia básica, tablets, câmeras de foto, filmagem, impressora 3D, dentre outros itens. A capacidade do laboratório é de receber até 36 estudantes simultaneamente.

OBRA - A obra do laboratório teve início em abril e a da quadra Poliesportiva em Julho. As duas foram concluídas agora em outubro. Atualmente, a rede possui oito laboratórios em funcionamento, beneficiando cerca de três mil estudantes. Cada laboratório tem um investimento aproximado de R$ 200 mil, vindos do Tesouro Municipal. Vale ressaltar, ainda, que todas as unidades educacionais possuem acesso à internet.

ESTRUTURA - Além do laboratório, a Maria de Sampaio Lucena tem 12 salas de aula, Sala de Recursos Multifuncionais, biblioteca, pátio multiuso, quadra poliesportiva, cozinha, banheiros, sala de professores, salas administrativas, almoxarifado, arquivo e estacionamento. A unidade atende alunos do 5º ao 9º ano, estudantes do Travessia (correção de fluxo) e EJA(educação de Jovens e Adultos) totalizando 12 turmas.

Laboratórios da rede municipal de ensino:
1. E.M Pedro Augusto, na Boa Vista
2. E.M Prof Antonio de Brito Alves, na Mustardinha
3. E.M Rodolfo Aureliano, na Várzea
4. E.M Costa Porto, no Coque
5. E.M Antonio Farias Filho, em San Martin
6. EMTI Nadir Colaço, na Macaxeira
7. E.M. Professor Florestan Fernandes, Ibura de Baixo
8. EMTI Divino Espírito Santo, na Caxangá
9.EM Maria de Sampaio Lucena