Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 30.11.20 - 09h35

Prefeitura do Recife segue com ações da Operação Inverno 2020

Mesmo passados os meses com os maiores registros de acúmulo de chuva, entre abril e agosto, ações estruturantes e preventivas seguem sendo realizadas pela Prefeitura, principalmente nas áreas de morro, bem como nas áreas planas da cidade

 

A Operação Inverno da Prefeitura do Recife, que engloba uma série de ações de diversas Secretarias e órgãos voltadas para a prevenção e mitigação dos efeitos das chuvas na cidade, continua mesmo com o fim do período com maior concentração de chuvas. São ações de limpeza, obras estruturantes nas áreas de morro, com contenções definitivas de encosta, obras do Programa Parceria e aplicação de geomanta. Além disso, a limpeza dos canais e o investimento em eliminação de pontos de alagamento e na rede de drenagem da cidade.

Mesmo com o período de isolamento social rígido pela qual a cidade atravessou, as obras consideradas essenciais não foram suspensas para garantir mais tranquilidade para a população. Apenas neste ano, foram concluídas mais de 140 das obras do Parceria, trabalho realizado pela Secretaria Executiva de Defesa em parceria com os moradores, e, atualmente, mais de 317 delas seguem em andamento, com benefício direto para mais de 1.150 famílias. A previsão da Defesa Civil é que aproximadamente 500 obras estejam concluídas ou em andamento até o final deste ano.

Durante o período chuvoso, também foi mantido o trabalho de monitoramento das áreas de risco da cidade. Foram realizadas ao todo mais de 31.500 vistorias em pontos considerados de risco e 11.703 pontos cobertos por lona, com uma área total de 3,3 milhões de m² de lona aplicada.

Além disso, a tecnologia da geomanta, material com maior durabilidade que permite a impermeabilização de locais sujeitos a deslizamento, foi aplicada em quatro pontos da cidade, seis estão execução e outros 16 serão implantados ainda este ano.

Já na parte de contenção definitiva de encostas, há 36 obras sendo executadas atualmente na cidade pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) com serviços de estabilização e contenção, drenagem, instalação de tela argamassada e construção muro de arrimo, escadarias e proteção de áreas de riscos em execução.

LIMPEZA DOS CANAIS - Já a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) é responsável pela limpeza, manutenção e retirada de entulhos de 99 canais localizados em todo o território do Recife. Para o serviço, a Emlurb emprega profissionais de diversas qualificações como engenheiros civis, técnicos, agrônomos, motoristas, garis e operadores de equipamentos pesados. São utilizados caminhões caçamba e de apoio, veículos de transporte de pessoal, retro escavadeiras, motobombas e motosserras.

A atuação preventiva tem a intenção de reduzir os impactos causados pelas chuvas, evitando os alagamentos e o entupimento da rede de drenagem. O serviço engloba, além da retirada de resíduos, a capinação das margens dos canais. Dentro das ações preventivas voltadas para a Operação Inverno deste ano, a autarquia realizou a limpeza de 65 canais que cortam a cidade.  Até o momento foram removidas mais de 72 mil toneladas de resíduos. Já foram beneficiados os canais do Sport, Parnamirim, Santa Terezinha, Cohab (Canal A), Canal da Avenida 30 de Outubro, entre outros.

A colaboração da população, entretanto, é essencial para que todo o esforço da limpeza de canais não seja em vão. Para isso, a população deve estar atenta aos dias e horários de recolhimento do lixo domiciliar. Pedidos para retirada de lixo e entulhos acumulados, bem como entupimento de galerias (águas pluviais) podem ser realizados através do 156.

DRENAGEM- Desde o início do ano, está sendo realizado um trabalho de manutenção na rede de drenagem do município com a limpeza e desobstrução de galerias e canaletas. Até agora, 1.437 vias foram beneficiadas com a ação, removendo aproximadamente 14.944 toneladas de resíduos.

ELIMINAÇÃO DE PONTOS DE ALAGAMENTO - O combate aos pontos críticos de alagamento faz parte de uma ação de intervenção em vias com baixo dimensionamento de captação na rede de drenagem ou obstrução nas tubulações existentes. Além dessas intervenções, são realizadas ações de melhorias, como obras de manutenção, contemplando os serviços de limpeza, construção de elementos de drenagem (poços de visitas, caixas coletoras, sarjetas) e substituição de tubulações em alguns casos. Já foram eliminados 104 pontos de alagamento em todo o Recife desde 2013 e, atualmente, estão em andamento os trabalhos na Rua Jean Emile Favre e Avenida Dr. José Rufino.

MAIS VIDA NOS MORROS - A Secretaria Executiva de Inovação Urbana também participa da Operação Inverno 2020 através do programa Mais Vida nos Morros. A previsão é que este ano o projeto encerre com mais de 50 comunidades atendidas. Através de ações de proximidade e empoderamento da comunidade, o Mais Vida nos Morros já beneficiou diretamente mais de 22 mil pessoas com ações ambientais, pedagogia urbana, primeira infância e intervenções urbanas.

 

Números da Operação Inverno

·         Pontos cobertos por lona 11.703

·         Obras do Parceria em andamento 317

·         Vistorias em pontos considerados de risco 31.500

·         Lonas Aplicadas 3,3 milhões de m²

·         Geomanta Aplicados 4

·         Geomanta em execução 6 

·         Geomanta implantados 16

·         Obras de Contenção Definitiva de encostas em execução 36

·         Limpeza de canais 65

·         Resíduos recolhidos 72 mil toneladas

·         Vias beneficiadas com drenagens 1.347

·         Resíduos removidos nas drenagens aproximadamente 14.944 toneladas de resíduos.

·         Pontos de alagamento eliminados 104

·         Comunidades atendidas no Mais Vida nos Morros 50