Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 30.11.21 - 19h25

Prefeitura do Recife promove ações para marcar o mês de enfrentamento à Aids no Dezembro Vermelho

img_alt

Ao longo do mês, equipamentos públicos serão iluminados com luzes vermelhas para lembrar a importância de prevenir esta infecção. Ainda serão realizadas ações de testagem, intervenções culturais e palestras. (Foto: Ikamahã/Sesau)

 

Como forma de marcar o Dia Mundial de Enfrentamento à Aids, celebrado nesta quarta-feira (1º), a Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife (PCR) promove, ao longo deste mês, uma série de ações de saúde, intervenções culturais, palestras e iluminação de equipamentos públicos na campanha Dezembro Vermelho. Este ano, as atividades de conscientização sobre a prevenção à Aids/HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) serão balizadas pelo tema “Sem Estigma, Sem Discriminação, mas com Saúde”. A programação completa pode ser conferida no site da PCR.

Na abertura da Campanha, no dia 1º de dezembro, às 9h, uma árvore será plantada no Pátio de Santo Cruz, no bairro da Boa Vista, área central da cidade. A iniciativa é uma homenagem aos 40 anos desde que foi identificado o primeiro caso de Aids/HIV no mundo. O local escolhido fica em frente à Policlínica Gouveia de Barros, onde funciona o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atenção Especializada (SAE) para pessoas com Aids/HIV, queoferece ações de prevenção e qualidade de vida a esse público e seus parceiros.

As mais de 150 unidades de saúde da Prefeitura do Recife também realizarão para os usuários diversas atividades internas com foco na quebra do estigma e preconceito que sofrem as pessoas que convivem com o vírus da Aids. No dia 3 de dezembro, às 9h, por exemplo, no Ambulatório LGBT – Patrícia Gomes, da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, será realizada a ação “Sextou com Saúde Sexual”. Na ocasião, os usuários terão acesso à testagem rápida para detecção de ISTs, orientação sobre como prevenir essas infecções, além de diálogo sobre o preconceito e discriminação com pessoas que vivem com HIV.

Ainda para compor a programação desse mês, será inaugurado o serviço de atendimento às crianças de 0 a 17 anos 11 meses e 29 dias, no SAE da Policlínica Gouveia de Barros. O SAE pediátrico tem como objetivo atender recém-nascidos e crianças expostas ao vírus do HIV por meio da transmissão vertical, e adolescentes, com capacidade média de 36 atendimentos/semanais. O acesso ao serviço será por demanda espontânea ou através do encaminhamento da Atenção Básica. Os RN’s recifenses que nascerem nas maternidades do Recife terão suas consultas marcadas na própria maternidade. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira no horário de 08:00 às 17:00hs.

Também para chamar a atenção da população para o tema, três equipamentos da Prefeitura do Recife receberão uma iluminação especial. Entre os dias 1º e 3 de dezembro, a Ponte Estaiada da Via Mangue, no Pina; o ginásio de esportes Geraldão, na Imbiribeira; e o prédio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB) ficarão sob luzes vermelhas para lembrar a importância da prevenção à Aids/HIV.

DADOSNo Recife, entre os anos de 1984 e 2020 (dados provisórios até novembro/2021), foram notificados 11.506 casos de aids, sendo 7.957 homens e 3.549 mulheres. Já as infecções pelo HIV somam, para o período de 2011 a 2020, 5.669 notificações, com 4.262 homens infectados e 1.407 mulheres. Neste mesmo período, foram notificadas 959 gestantes HIV+. No município, neste mesmo intervalo, foram contabilizados 1.597 óbitos por aids entre seus residentes, com média anual de 160 óbitos. 

No período de janeiro a junho de 2021, foram notificados 134 casos de aids, 390 infecções pelo HIV, atingindo 298 homens e 92 mulheres com 13 anos ou mais de idade - dessas, 61 são gestantes soropositivas ao HIV. Em 2021, de janeiro a junho, foram registrados 80 óbitos.

SERVIÇOS – Na rede municipal de saúde, a Prefeitura do Recife oferece serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento precoces para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Existem dois Serviços de Atenção Especializada (SAE) para as pessoas com HIV/Aids e seus parceiros: o primeiro, na Policlínica Lessa de Andrade, localizada na Madalena, com mais de dois mil pacientes cadastrados; e o segundo no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista, tem capacidade para atender até 600 pessoas por mês.

Nestes locais, atuam uma equipes multiprofissionais compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. São disponibilizados aos pacientes assistência clínica e psicossocial, indicação de profilaxias primárias e secundárias para infecções oportunistas e sexualmente transmissíveis; indicação e manejo de terapia antirretroviral.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife oferece, de forma rotineira, testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica Gouveia de Barros e também na Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria. Além disso, a população pode se dirigir à unidade básica de saúde mais perto de casa, para saber a disponibilidades de testes rápidos para detecção de ISTs. O resultado sai em cerca de meia hora.