NOTÍCIAS

| 30.12.14 - 15h21

PCR leva atendimento de saúde ao Jiquiá

Upinha Dia é entregue dentro do novo padrão de qualidade da atual gestão. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife fecha os investimentos na área da saúde em 2014 com a entrega de mais um importante equipamento escolhido pela população. Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito Geraldo Julio inaugurou a Upinha Dia Novo Jiquiá, na Zona Oeste da cidade. O empreendimento, que contou com um aporte de R$ 1,2 milhões e tem uma área de 243,00 m², atenderá aproximadamente três mil moradores de uma área que não possuía cobertura. E esse atendimento será realizado dentro do novo padrão de qualidade estabelecido pela atual gestão, com foco na prestação de serviço à altura das demandas do recifense.

"São cerca de três mil pessoas que passam a ser reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e a Prefeitura do Recife vai fechando bem este ano. É uma mudança no padrão de qualidade. A construção dessa Upinha, com muita qualidade e todas as condições necessárias para a população", afirmou o prefeito.

O novo espaço conta com recepção, farmácia, consultório odontológico, acolhimento, expurgo (sala que recebe material infectado), esterilização, vacinação, atendimento do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF), sala de procedimentos, nebulização, administração, banheiros feminino e masculino, além de dois consultórios, uma sala para os agentes comunitários de saúde e outra de reunião.

A doméstica Eliane Silva Cardoso, de 64 anos, ressaltou que com a Upinha Dia Novo Jiquiá não precisará mais se deslocar para outras comunidades e bairros na busca de atendimento de saúde. "Eu ia para a Mangueira, Afogados e até para o Prado. E olhe que eu precisava pegar ficha sem ter a certeza de que seria atendida. Era muito sofrimento", contou. " Agora, eles têm atendimento pertinho de casa e com grande qualidade. A farmácia está toda abastecida. Tem médico, dentista, enfermeiro, as equipes de agentes comunitários de saúde e agente de endemias", frisou o prefeito Geraldo Julio.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, destacou que o atendimento da nova unidade começa a ser realizado já na próxima sexta-feira (1º). "Todos os serviços de Saúde da Família, com todos os profissionais, passam a estar disponível para essa população no primeiro dia útil de janeiro de 2015. É uma área que tinha carência do serviço. E agora vai poder contar com consulta médica, de enfermagem, da visita de agentes de saúde e outros serviços", apontou.

A unidade vai contemplar moradores da Rua das Crianças, Rua das Águas, Beco Zeppelin, Rua Azeitona 1, Rua Azeitona, Rua Nova Europa, Rua Esperança, 1ª Travessa Esperança, 1ª Travessa Guarita, Beco da Guarita, Rua Céu Azul, Rua Santa Rosa, Rua Santo Ângelo, Rua Vitória, Rua Menino Jesus, Rua Lírio do Vale, Rua da Paz, Rua São Marcos, Rua da Esperança, Rua da Benção, Rua Biguaçu, Rua Futuro, Rua Felicidade, Rua Cadajás, Rua Caquetá e Conjunto Habitacional Portelinha.