NOTÍCIAS

Educação | 30.12.16 - 12h45

Mais de 400 alunos celebram formatura do Projovem Recife

img_alt

Estudantes das turmas 2015/2016 receberam os certificados de conclusão do Ensino Fundamental juntamente com o de cursos profissionalizantes (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Os alunos das turmas 2015/2016 do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) comemoraram a conclusão do curso nessa quinta-feira (29), numa cerimônia realizada pela Secretaria de Educação do Recife na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena. Mais de 400 estudantes de dez escolas municipais receberam os certificados de conclusão do Ensino Fundamental juntamente com o de cursos profissionalizantes. Na formatura, foram homenageados os alunos com as melhores notas desta edição do programa e os primeiros colocados na 1ª Olimpíada Projovem de Matemática e na 1ª Olimpíada Projovem de Língua Portuguesa.

O  ProJovem Recife atende pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que sabem ler e escrever, mas não concluíram o Ensino Fundamental. O programa funciona em dez escolas municipais da Prefeitura do Recife, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inclui as disciplinas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Participação Cidadã e Qualificação Profissional nas áreas de administração, turismo ou saúde. Após os 18 meses de aulas, o estudante aprovado pode dar continuidade aos estudos no Ensino Médio. Além dos certificados do Projovem, nesta edição do programa, os alunos ainda saíram com um certificado de curso de empreendedorismo, graças a uma parceria que a PCR firmou com o Sabrae.

O secretário-executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Morais, parabenizou os estudantes pela grande conquista. “Vocês são verdadeiros guerreiros. Concluíram o Ensino Fundamental e ainda saem com um certificado profissionalizante. Espero que vocês prossigam no Ensino Médio e depois façam uma graduação”.

O coordenador do programa, Bruno Oliveira, comemorou o avanço do Projovem Recife. “Foi um grande desafio tocar um programa com tantos jovens desacreditados. Tentamos motivar os alunos para que percebessem que o Projovem era apenas o pontapé inicial para a vida deles. Inserimos esses alunos em eventos como a Feira de Conhecimentos, as Olimpíadas de Português e Matemática, além do Protalento para mostrar que o aprendizado não se limita à sala de aula. Conseguimos diminuir a evasão escolar e ainda aumentamos o número de estudantes formados”, comemora o coordenador.

Em nome de todos os professores do Projovem Recife, discursou o docente Eugênio Ferraz, que ensina nas Escolas Municipais Professor Antônio de Brito Alves, Antônio Farias Filho e Draomiro Chaves de Aguiar. “Há quase dois anos vocês se determinaram a terminar os estudos, optando por recomeçar. Era como se algumas habilidades de vocês estivessem adormecidas, só esperando o momento de se mostrar. Com maestria, vocês venceram todos os desafios colocados e foram brilhantes; verdadeiros protagonistas desse sucesso. Sigam em frente e não parem por aqui”, recomendou Eugênio, emocionado com o discurso e com os aplausos que recebeu.

Também com lágrimas nos olhos em diversos momentos da fala, quem discursou como representante de todos os alunos do Projovem Recife foi Elaine Alves, da Escola Municipal Isaac Pereira. A jovem lembrou os momentos difíceis pelos quais passou e pensou em desistir do curso, assim como os momentos que julga “inesquecíveis”, como a Feira de Conhecimentos, as Olimpíadas de Português e Matemática, além do Protalento, que deu a ela a oportunidade de subir num palco pela primeira vez. “Eu sofri muito preconceito quando dizia que estava voltando a estudar depois dos 20 anos, já casada e com filho. Eu mesma estava desenganada e achava que era tarde demais para aprender, mas o Projovem me modificou para melhor. Aprendi que nunca é tarde pra gente correr atrás de ser o que a gente quer ser. Tenho certeza de que, daqui para frente, faremos voos cada vez mais altos”, disse Elaine.