Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 31.01.17 - 16h10

Começam hoje as matrículas dos primeiros selecionados no Prouni Recife

O prazo da matrícula segue até o dia 2 de fevereiro. A segunda lista de classificados será divulgada no próximo sábado (4)

 

A partir desta terça-feira (31), os alunos que foram classificados na primeira lista do Prouni Recife devem realizar suas matrículas nas Instituições de Ensino Superior (IES) selecionadas. O prazo segue até o dia 2 de fevereiro. A segunda lista de aprovados será divulgada no dia 4 de fevereiro, através do siteNo primeiro semestre de 2017, mais de 5 mil pessoas se candidataram às 166 vagas disponibilizadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. O número de inscritos é o maior de todas as edições do programa que já beneficiou mais de 700 estudantes com bolsas integrais em Instituições de Ensino Superior (IES).

Os cinco cursos mais escolhidos, dentre 50 disponibilizados, são: fisioterapia, enfermagem, direito, ciências contábeis e psicologia. Os critérios para concorrer a uma das vagas foram ser residente e domiciliado no Recife por no mínimo três anos; não ter diploma de nível superior; ter cursado o ensino médio em uma escola da rede pública ou em escolas privadas com bolsa integral; ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à inscrição e ter obtido uma média mínima de 450 pontos, sem zerar a redação. Mais informações sobre o Prouni Recife podem ser obtidas através pelo email prouniatende@recife.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3355. 2569.

Prouni Recife - O Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal. Com isso,  o número de bolsas concedidas aumenta na mesma proporção que há uma redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) a ser pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES). No primeiro ano de funcionamento, a alíquota foi diminuída em 0,75%. Da mesma forma, as instituições de ensino que aderiram, ofereceram bolsas equivalentes a 0,75% do total de alunos pagantes. Para este ano, a redução será de 1,50% e a oferta de novas bolsas equivalerá a 1,50% do total de pagantes.

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas do município do Recife. O programa se estende aos professores da rede pública de ensino do município para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia,  destinados à formação do magistério da educação básica, independentemente do cumprimento dos critérios dos estudantes.