Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.01.18 - 15h09

CTTU inicia Operação Volta às Aulas nesta quinta-feira (1º)

Um efetivo de 30  agentes e orientadores de trânsito, por turno, vai reforçar a fiscalização nos principais corredores da cidade. Além disso, equipes irão distribuir materiais educativos para pais, alunos e professores

 

A Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), inicia, nesta quinta-feira (1º), mais uma Operação Volta às Aulas. Durante todo o dia, incluindo o turno da noite, equipes de agentes e orientadores de trânsito irão reforçar o monitoramento e a fiscalização dos principais corredores do Recife, priorizando as vias que dão acesso as grandes instituições de ensino, nas zonas Norte, Sul e Centro da cidade. No total, a Operação Volta às Aulas vai contar com o apoio de 30 agentes e orientadores de trânsito, por turno, além dos profissionais envolvidos nas distribuições de materiais educativos.

O coordenador do programa municipal de educação para o trânsito, Francisco Irineu, explica que além do trabalho de monitoramento e fiscalização das vias, haverá um trabalho educativo com o objetivo de incentivar atitudes para reduzir o volume de veículos nas vias públicas. "Estamos iniciando um trabalho de incentivo a práticas sustentáveis que contribuam com a mobilidade urbana. É importante conscientizar alunos, responsáveis e professores sobre a importância de utilizar, por exemplo, a carona solidária e o transporte escolar devidamente regulamentados como práticas alternativas. São atitudes que, além de socialmente saudáveis, contribuem com o trânsito e com o meio ambiente", explicou.

Com o retorno às aulas das escolas do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 20 a 25%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e que chega  a mais de 1 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de cerca de 250 mil automóveis.

FISCALIZAÇÃO - Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. Por isso, os pais de alunos devem ficar atentos à sinalização e às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla, sobre faixa de pedestre ou em desacordo com a sinalização regulamentada na via são infrações graves, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.

 

ASSUNTOS: