Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.01.20 - 11h24

PCR divulga unidades de saúde que funcionarão em horário estendido em fevereiro

img_alt

Pelo menos uma vez por mês, algumas unidades funcionam até 21h (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Durante o mês de fevereiro, 12 unidades de saúde da Prefeitura do Recife funcionarão, ao menos uma vez, em horário estendido, em dias alternados, até às 21h. O objetivo da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife é facilitar o acesso dos usuários do SUS aos serviços básicos, sobretudo quem trabalha e não têm tempo de frequentar os postos durante o expediente convencional. O calendário completo está disponível AQUI.

O atendimento nessas unidades continua sendo exclusivamente para os moradores cadastrados em cada uma das unidades. Além do acolhimento, os serviços disponíveis aos pacientes no horário alternativo são: consultas médicas e de enfermagem, confecção de cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos e atividades educativas. Como alguns procedimentos precisam ser agendados, os usuários devem procurar a unidade de saúde de referência para saber mais informações.

ESTRATÉGIA - O atendimento em horário alternativo foi iniciado, no Recife, no fim de 2018, principalmente para trazer os homens para as unidades de saúde. Como a iniciativa tem sido bem aceita pelos usuários, mensalmente, a Sesau elabora um cronograma rotativo para que as unidades disponibilizem equipe de profissionais que ofereçam os serviços da atenção básica.

A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas da PCR que têm atendimento 24 horas (Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição, e Upinha Prof. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) já têm horário estendido para consultas marcadas até 19h de segunda a sexta-feira, e funcionam até 21h em dias programados para a ação do horário alternativo.