NOTÍCIAS

Cultura | 31.05.11 - 20h39

PCR inicia IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo

“Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa” foi o tema explanado por representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos

Por Marcos da Silva

Centenas de pessoas da terceira idade lotaram o auditório do andar térreo da Faculdade Paula Franssineti do Recife (Fafire), na tarde desta terça-feira (31), para participar do IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo. Parceria da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) com a Fafire, o Ciclo se estende por mais oito meses discutindo temas de interesse deste segmento da população.

“Direitos Fundamentais da Pessoa Idosa” foi o assunto que trouxe a coordenadora-geral dos Direitos do Idoso e representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Sandra Regina Gomes: “Estes ciclos de palestras são de muita relevância para o fortalecimento do protagonismo dos idosos, para que eles se apropriem de seus direitos e discutam o que querem fazer”.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, acredita que “o IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo será um sucesso, levando em consideração que os temas a serem discutidos foram escolhidos pelo segmento”.

Uma das mais animadas a participar do evento foi a dona de casa Eunice Ferreira Neto, de 75 anos. Moradora do bairro de Brasília Teimosa e mãe de três filhos casados, ela preside o grupo Sereias Teimosas, fundado na localidade, em parceria com a Prefeitura do Recife para proporcionar lazer, entretenimento e intercâmbio entre idosos. “Este grupo representa muita felicidade para mim. Fazemos passeio, dançamos quadrilha, brincamos o Carnaval. Somos uma família”, disse Eunice.

Padeiro aposentado e morador há cinco anos do Abrigo Municipal Porto Seguro, na Iputinga, o artista plástico Cláudio Lima, de 62 anos, aproveitou a ocasião para expor e vender seus trabalhos feitos com tinta, papel maché e massa, que além de servir de terapia ajudam a complementar a renda. “Fiz um curso de desenho por correspondência. A pintura foi um dom natural”.

Selma Castro de Lima representou os novos integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), que tomaram posse durante a abertura do IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo para o biênio 2011/2013. Ao todo, 48 membros das seis Regiões Político-administrativas (RPA’s), conselhos profissionais, entidades técnicas-educacionais e das secretarias municipais de Direitos Humanos; Administração e Gestão de Pessoas; Assistência Social; Especial da Mulher; Saúde; Educação, Esporte e Lazer; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; Cultura e Turismo. A reformulação do Estatuto do Idoso, que é de 2003, é um dos desejos de Dona Selma.

Próximos encontros do IV Ciclo de Palestras do Fórum Recife de Envelhecimento Ativo
• 28/06 – Enfrentamento à Violência e Maus-tratos contra a Pessoa Idosa
• 19/07 – Arteterapia como Canal Expressivo
• 30/08 – Sexualidade e Envelhecimento
• 27/09 – Diálogos Interdisciplinares sobre Alzheimer e Parkinson
• 25/10 – O Papel da Pessoa Idosa na Sociedade Contemporânea
• 29/11 – A Segurança com foco na Pessoa Idosa
• 27/12 – Espiritualidade e Finitude
Onde: Auditório da Fafire, das 14h às 17h

ASSUNTOS: