Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 31.05.17 - 17h57

Feira de Artesanato movimenta hall de entrada da PCR

img_alt

Artesãos vinculados ao Prodarte oferecem artigos de couro, cama, decoração, bijuterias e comidas típicas (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

Mais de 40 artesãos participam da Feira de Arte e Artesanato do Capibaribe, que oferece artigos de couro, cama, decoração, bijuterias e comidas típicas a preços convidativos. O evento começou na segunda (29) e acontece até esta quinta (1/6), das 8h às 15h, no hall de entrada da PCR, reunindo profissionais vinculados aoPrograma de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte).

“Sou artesã desde sempre e participo da feira há mais de 30 anos”, afirma dona Íris Santos, que vende artigos feitos em materiais de diversos tipos. São saboneteiras e sabonetes pintados com tinta impermeabilizante, pesos de papel e porta feitos com pedras portuguesas, pinturas em osso e coco. “Tenho também frigideiras pintadas para decorar sala e cozinha, árvores de crepom colocadas em osso e canetas com flores”, conta.

Por sua vez, dona Evânia Cavalcanti trabalha com artigos para bebês com até um ano de idade, como portas-fralda, sapatinhos, roupinhas, travesseiros, bonequinhas e babadores. “O movimento está bom. Já participei duas vezes da feira na Lagoa do Araçá e estou pela primeira vez aqui na PCR”, conta ela, que é funcionária pública municipal aposentada. No estande de dona Evânia, os preços variam de R$ 5 a R$ 180. 

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos 1.038 artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. “Trabalhamos para estimular a geração de renda e a divulgação cultural do município, fomentando a prática do artesanato”, aponta a gestora do programa, Ledjane Sales. A equipe também facilita o acesso dos profissionais a feiras e capacitações.