Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.05.17 - 13h50

Jornada Científica aborda Humanização da Saúde

img_alt

Evento acontece no Hospital da Mulher do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Até esta quarta-feira (31), no Hospital da Mulher, no Curado, a Prrefeitura do Recife promove a I Jornada de Serviço Social da unidade. O evento, cujo tema é “Saúde e Humanização”, reúne profissionais de unidades estaduais e municipais de saúde. A experiência do HMR na humanização da assistência está sendo apresentada em todas as palestras do encontro. “Aqui, nós vemos a transfiguração do concreto em afeto. O atendimento é feito com sensibilidade entre o cuidador e quem está sendo cuidado”, ressaltou secretário de saúde do Recife, Jaílson Correia , que abriu o evento iniciado nesta terça-feira, 30.

Também presente, o superintendente geral do Hospital de Cancer de Pernambuco, Filipe Bitu, que junto com a diretora geral, Isabela Coutinho, deu às boas-vindas participantes, deitando que a humanização vem sendo tratada pelo HMR desde sua concepção. A coordenadora do evento, Sandra Leite, ressaltou o papel do Serviço Social no atendimento. “Temos o dever de contribuir para a humanização na saúde, legitimando e assegurando o acesso desta política para todos”, enfatizou.

No primeiro dia, a médica ginecologista Cinthia Komuro, diretora técnica do HMR, proferiu a palestra  “Planejamento Reprodutivo, Direito à Escolha”. Sobre o mesmo tema, também falaram a assistente social Ionara Nascimento e a enfermeira Natália Veras. A quarta-feira começa com a palestra  “Violência Obstétrica no Olhar do Trabalho Coletivo em Saúde”, com a médica obstetra Leila Katz, a assistente social Naila Araújo e a psicóloga Natália Marinho. O evento se encerra com a apresentação  “Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos”, com a assistente social e coordenadora do serviço, Sandra Leite.

Exposição – Próximo à entrada do evento, acontece a exposição “Arte e Humanização; o Acolhimento ao Nascer”, da fotógrafa Andréa Rêgo Barros. São oito paineis que retratam a experiência do parto humanizado no Hospital da Mulher do Recife. Já no primeiro dia, a mostra teve dezenas de visitantes, entre funcionários, pacientes e acompanhantes.