NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.07.15 - 17h22

Operação Volta às Aulas da CTTU tem início na segunda-feira (3)

A novidade é que além das escolas, a ação também vai beneficiar as principais universidades da cidade

A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), vai dar início a mais uma operação Volta às Aulas. Na segunda-feira (3), os corredores viários que dão acesso às grandes escolas particulares da cidade irão receber equipes de arte educadores e agentes de trânsito para a realização de uma ação educativa e do reforço da fiscalização durante todo o mês de agosto. A novidade é que desta vez, a operação também irá beneficiar as vias no entorno das principais universidades do Recife. Além disso, a CTTU vai desenvolver uma ação especial com os alunos de 10 escolas municipais. No total, a operação irá contar com o apoio de cerca de 100 profissionais, entre artistas educadores, agentes e orientadores de trânsito.

Entre as vias que serão beneficiadas com a campanha, estão os corredores das avenidas Governador Agamenon Magalhães, Rui Barbosa e Engenheiro Domingos Ferreira, além das vias no entorno de unidades de ensino superior como a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal de Pernambuco. "Esta é a primeira vez que a Operação Volta às Aulas vai às universidades. O intuito é alertar os jovens sobre suas responsabilidades como condutor, tendo em vista que os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre os jovens na faixa etária de 18 a 24 anos", lembra o chefe de educação para o trânsito da CTTU, Francisco Irineu

A campanha, também irá beneficiar 10 escolas municipais com ações educativas. O trabalho será desenvolvido através de atividades lúdicas como a peça de teatro "Só com respeito, atenção e gentileza se faz um trânsito melhor" e um game show interativo, pelo qual as crianças aprenderão sobre questões importantes como convivência segura e harmoniosa no trânsito. "As crianças estão em processo de formação e mais propensas a acidentes. Por isso, temos a preocupação de alertá-las sobre os perigos de não seguir as orientações de segurança no trânsito", alerta Francisco Irineu.

Com o retorno às aulas das escolas do Recife, a frota de veículos nas ruas da cidade tem um aumento médio de 25%. Esse dado foi obtido através das contagens feitas pelos equipamentos eletrônicos implantados nos principais corredores de trânsito. Considerando a estimativa da frota circulante na cidade, que recebe veículos de toda a Região Metropolitana e que chega a 1,2 milhão, no período de férias escolares existe uma redução média de 250 mil automóveis.

A campanha será realizada até o dia 28 de agosto nas vias que dão acesso as principais escolas privadas de todo o Recife e até o dia 17 no entorno das universidades. Já entre os dias 17 e 28 de agosto, a operação vai contemplar as escolas municipais.

FISCALIZAÇÃO - Com a volta às aulas, a fiscalização nos principais corredores viários será intensificada e funcionará de maneira rigorosa. A operação será realizada por uma equipe de 20 agentes de trânsito, que irão realizar rondas no entorno das escolas. Os pais devem ficar atentos à sinalização e às regras contidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estacionar em fila dupla ou em faixa de pedestre são consideradas infrações graves, com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o condutor corre o risco de ter o veículo levado para o depósito.

Abaixo, confira a relação dos corredores que serão visitados pela campanha:

Avenida Rui Barbosa

Avenida Governador Agamenon Magalhães

Avenida Norte

Avenida Engenheiro Domingos Ferreira

Avenida Antônio de Góes

Avenida João de Barros/ Rua do Espinheiro

Universidades que serão beneficiadas com a operação:

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

Faculdade Boa Viagem

Faculdade Integrada do Recife (FIR)