Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 31.07.17 - 17h28

Hospital Veterinário agenda castração de cães e gatos a partir desta terça

img_alt

As marcações para o mês de agosto vão até a quinta-feira (3). A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais disponibiliza 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. (Fotos: Luciano Ferreira/PCR)

 

 

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, inicia nesta terça-feira (1º), os agendamentos das castrações gratuitas de cachorros e gatos para o mês de agosto. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), disponibiliza 50 vagas por dia, nas manhãs de segunda a sexta-feira. As cirurgias, que antes eram realizadas pelos veterinários da Seda no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Prefeitura do Recife, estão sendo feitas apenas no HVR. Desde outubro de 2013, a Seda já realizou cerca de 14 mil castrações de caninos e felinos, machos e fêmeas.


Os moradores da cidade do Recife podem agendar a castração pelos telefones 3355-8639 e 3355-9413, das 8h às 12h e das 14h às 17h, até a próxima quinta-feira (3). Quando todas as cerca de mil vagas disponibilizadas para o mês são preenchidas, suspende-se a marcação e o interessado deve voltar a ligar nos três primeiros dias úteis do mês seguinte. Através desse contato, os tutores são orientados sobre o pré-operatório e sobre a documentação que precisa ser levada no dia da cirurgia do animal. A Seda pede que o público insista nas ligações, já que, em todo início de mês, a procura tem sido alta e por isso os ramais ficam bastante ocupados.

Na data agendada, os cachorros e gatos são avaliados pelos veterinários da Seda para saber se estão aptos a realizar a cirurgia. Eles precisam estar há 12 horas de jejum. As cadelas não podem estar no cio, gestantes ou amamentando. Os tutores precisam levar original e cópia da carteira de identidade, do CPF e comprovante de residência. Depois da operação, os animais voltam para casa no mesmo dia.

Todos os cães e gatos castrados recebem um microchip para identificação individual. Através do número desse microchip, que é intransferível, é possível obter as informações do tutor do animal. Caso o bicho de estimação perca-se, é mais fácil localizar o responsável.


ATENDIMENTOS 
– O Hospital Veterinário do Recife realizou mais de 4.500 atendimentos do dia 12 de junho, quando começou a funcionar, até a última sexta (28) - 1.300 além do previsto por causa da grande procura da população devido à histórica demanda reprimida. A previsão inicial era de cerca de cem atendimentos por dia útil na primeira unidade de saúde veterinária pública do Norte-Nordeste.

De acordo com o secretário-executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Robson Melo, após a euforia dos primeiros dias de funcionamento, o atendimento se estabilizou. “Nas duas primeiras semanas, muita gente veio pessoalmente ao hospital, sem marcar consulta mesmo em casos que não eram emergenciais, porque todo mundo queria usufruir desse serviço inédito. Depois, boa parte da população entendeu que podia agendar a consulta com calma porque nosso atendimento é contínuo. As pessoas só devem vir sem marcar nos casos mais graves”, explicou o secretário-executivo, que é um dos nove veterinários que trabalham na unidade.

Quem tem bichos de estimação pode agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, em horário comercial. Neste primeiro momento, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h – na hora do almoço é feito apenas o atendimento emergencial. Para os casos de emergência, não é necessário agendamento prévio, mas o animal passa por uma triagem feita por um médico veterinário, que avalia se o caso é realmente grave ou se pode ser marcado. O adulto responsável pelo animal deve levar comprovante de residência, já que a unidade é para os cachorros e gatos do Recife.

De acordo com o cronograma de funcionamento divulgado na inauguração, o Hospital Veterinário do Recife passará a oferecer, até o fim do ano, exames laboratoriais e de ultrassom, além de atendimentos especializados, como cirurgias ortopédicas.

O Hospital Veterinário do Recife consolida a política pública de defesa dos animais que vem sendo implementada pela Prefeitura do Recife desde 2013, quando o prefeito Geraldo Julio criou a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. Desde então, a Seda realizou cerca de 14 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; fez mais de seis mil consultas clínicas em mais de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e já promoveu a adoção de cerca de mil caninos e felinos nas feiras de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Já foram realizadas também cerca de 500 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.