Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 31.08.17 - 16h12

Banda Sinfônica do Recife lota Teatro de Santa Isabel

O concerto gratuito realizado mensalmente pela Prefeitura do Recife encantou recifense e turistas até de fora do país

 

O Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, foi palco, ontem à noite, de mais um espetáculo da Banda Sinfônica do Recife. Sob a regência do maestro Nenéu Liberalquino, os 70 músicos encantaram o público com um repertório diversificado, mesclando música popular brasileira, trilhas sonoras de filmes que marcaram épocas e sucessos de compositores internacionais.

A primeira peça da noite, com arranjos assinados pelo maestro e regente titular da banda, Nenéu Liberalquino, foi Procissão dos Nobres, da Ópera Mlada, do militar, professor, maestro e compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov.

Continuando dentro do universo erudito, os apaixonados pela música popular brasileira ficaram entusiasmados com a execução da canção Ária das Bachianas Brasileiras nº 5, música mais gravada fora do país do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. “Com muita maestria, Villa-Lobos conseguiu juntar o popular com o erudito. Sua música passeia pelas culturas regionais e pelo cancioneiro popular e indígena”, pontuou Nenéu Liberalquino.

A designer Klarissa Bandeira, 25 anos, falou sobre a importância de equipamentos culturais oferecerem programação gratuita para a população. “Sempre frequento os concertos, pois acho maravilhoso. Música de qualidade acessível a todos os públicos. É exatamente assim que os espaços públicos da nossa cidade devem ser utilizados”, enfatizou.

A cirurgiã dentista Suzy Moura, 69 anos, admitiu ter cadeira cativa nos concertos. “O que mais me encanta nas apresentações é a qualidade da banda, união e desenvoltura dos músicos, a regência sensacional do maestro Nenéu e o repertório eclético, de música clássica e popular”, disse Suzy que também não perde os concertos da Orquestra Sinfônica do Recife.

Saindo um pouco do universo erudito, a terceira peça executada no concerto foi Copacabana, dos cariocas Alberto da Vinha e Braguinha, este último o compositor com a mais longa e profícua carreira da Música Popular Brasileira, de mais de 400 músicas gravadas.

A professora aposentada, Maria do Carmo, de 70 anos, sempre participa dos concertos. “Todo mundo se diverte, não tem idade. Outro ponto positivo é que, no Teatro de Santa Isabel, os idosos são recebidos muito bem. Nos sentimos respeitados e cuidados, como deveria ser em todo lugar”, frisou a aposentada.

O público aguardava ansioso a interpretação das célebres trilhas sonoras do cinema mundial. Como de costume, a banda emocionou com a música do filme Titanic, do compositor, maestro e produtor musical estadunidense James Howard.

Em seguida, a Banda Sinfônica apresentou um medley com músicas que marcaram época na telona, como Also Sprach Zaratustra, do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, Singin’in the Rain, do filme Cantando Na Chuva; e Over the Rainbow, do clássico infantil O Mágico de Oz, arrancando aplausos da animada plateia.

Provando que não tem idade para se apaixonar pelo espetáculo realizado pela Banda Sinfônica do Recife, as estudantes Rayane Ingrid, 20 anos, e Analícia Alexandra, 19 anos, fizeram questão de comparecer ao teatro para ouvir música boa. “Fiquei encantada com o repertório, principalmente quando tocaram o tema do filme O Mágico de OZ”, declarou-se Rayane.

Tinha até estrangeiro na plateia de ontem. O turista alemão Daniel Nopper, 32 anos, ficou maravilhado com o espetáculo. “Estava passeando pela redondeza quando soube que iria acontecer o show. Tudo lindo, perfeito”, afirmou Daniel, que está adorando a cidade.

O turista de Porto Alegre Guilherme Ziebell, 29 anos, aproveitou as últimas horas na capital pernambucana para conhecer o Teatro de Santa Isabel com uma trilha sonora caprichada. “Fiquei encantado com a arquitetura do teatro, realmente é muito bonito. Foi um passeio inesquecível.”

O programa preparado pelo maestro para a sexta apresentação da temporada 2017 terminou com a Abertura da ópera Oberon, do compositor, pianista, violinista e teórico do romantismo Carl Maria Von Weber, pioneiro do drama musical alemão e um dos maiores compositores produzidos pelo Ocidente.

O concerto da Banda Sinfônica do Recife tem periodicidade mensal. Realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife, tem entrada gratuita. Basta chegar uma hora antes da apresentação para retirar o ingresso. A próxima apresentação será no próximo dia 27 de setembro.