Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 31.08.18 - 15h13

CTTU executa ações para segurança do pedestre

 
Ações consistem na implantação e requalificação de cerca de 30 faixas de pedestres, além de relocação e implantação de semáforos
 
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia serviços de manutenção de sinalização de trânsito com o intuito de garantir a segurança viária do pedestre. As ações consistem na execução de projetos de engenharia com objetivo de readequar as travessias existentes nas interseções da Avenida Governador Agamenon Magalhães com a Rua do Paissandu e com a Praça do Derby; na Rua Floriano Peixoto, no bairro de Santo Antônio; na Avenida General Mac Arthur, na Imbiribeira; e na Rua Maceió, no bairro de São José. Além da implantação e requalificação de cerca de 30 faixas de pedestres existentes, serão também realizadas a relocação e implantação de semáforos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até a próxima segunda-feira (3). Neste dia, acontecerá uma ação educativa com da Trupe da CTTU para conscientizar sobre a travessia segura.
 
Na interseção da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua do Paissandu, o projeto consiste na implantação de novos focos semafóricos direcionados aos pedestres e novos canteiros, além da manutenção e da implantação de faixas de pedestres. No pontilhão existente entre as ruas do Paissandu e General Joaquim Inácio, será posicionado um segregador de fluxo que, além de melhorar a travessia na área, irá separar o fluxo de veículos oriundos da Rua General Joaquim Inácio que seguem para as zonas Sul ou Oeste da cidade. As medidas visam melhorar a condição de travessia de quem circula na área, que contará com novos pontos de acomodação para os pedestres. Na intercessão da Avenida Agamenon com a Praça do Derby será realizada a manutenção nas faixas de pedestres existentes no local. 
 
No bairro de São José, haverá relocação do semáforo de número 087, implantado no cruzamento da Rua Imperial com a Travessa do Gaspar,  que será reposicionado para o cruzamento com a Rua Maceió.  Já no bairro de Santo Antônio, haverá a implantação do semáforo de número 668 na Rua Floriano Peixoto, próximo à Casa da Cultura Luiz Gonzaga. Haverá ainda implantação de semáforo na Rua General Mac Arthur, no bairro da Imbiribeira, onde será instalado o equipamento de número 667 para facilitar a travessia de que utiliza a Estação de metrô Antônio Falcão. Os novos semáforos implantados têm o objetivo de melhor a condição de travessia. Atualmente, Recife conta com 668 semáforos instalados, sendo 278 deles destinados à travessia de pedestres. 
 
De acordo com a gerente de Planejamento de Trânsito da CTTU, Kelly Pereira, promover a segurança viária tem sido uma das prioridades desta gestão e a melhoria da travessia de pedestres é parte fundamental deste objetivo. "Temos executado projetos de sinalização, visando promover melhoria na mobilidade com foco em priorizar os pontos de travessias para o pedestre. Serviços como estes são realizados constantemente, incluindo a requalificação ou implantação de cerca de 100 faixas de pedestres por mês. Desde 2013, já foram implantadas ou requalificadas mais de 5 mil faixas de pedestres em diversas vias da cidade", afirma a gestora.  
 
AÇÃO EDUCATIVA - Com o objetivo de orientar pedestres e condutores que circulam na área da intervenção e conscientizar os cidadãos sobre travessia segura, artistas educadores da Trupe da CTTU no local da intervenção na Avenida Agamenon Magalhães, das 9h às 15h da próxima segunda-feira (3). Além disso, para garantir a fluidez da via, um efetivo de orientadores de trânsito será destacado para auxiliar os condutores que trafegam na Rua General Joaquim Inácio sobre o novo canteiro existente no pontilhão.