Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 31.08.21 - 17h35

CadÚnico nos Bairros estará em Boa Viagem nestas quarta (1º) e quinta (2)

A ação consiste numa unidade móvel para atender a população com serviços de inclusão e atualização do Cadastro Único.
 

A Prefeitura do Recife, por meio da por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas (SDSDHJPD), leva a ação "CadÚnico nos Bairros" para o bairro de Boa Viagem nestas quarta (1º) e quinta-feira (2), das 9h às 15h. A iniciativa consiste em um atendimento descentralizado de inclusão e atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. O serviço será realizado na Rua Eládio Ramos, número 36, próximo a Escola Municipal Professor Manoel Torres. 

Para realizar a inscrição no CadÚnico, não é necessário o comparecimento de todos os integrantes do núcleo familiar. A partir dos 16 anos, a pessoa pode ser o Representante Familiar (RF) e levar os respectivos documentos de todas as outras pessoas que moram na casa. 

O responsável pelo núcleo familiar deverá comparecer à entrevista em posse de CPF ou Título de Eleitor. Além desses, também é ideal levar certidão de nascimento, ou certidão de casamento, ou carteira de identidade (RG), ou carteira de trabalho. Lembrando que devem ser levados os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independente de vínculos sanguíneos. Outros documentos importantes são: comprovante de endereço; comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Caso não tenha comprovante da escola, pode ser levado o nome da escola de cada criança ou jovem.

Para se inscrever no CadÚnico, a família precisa atender os seguintes requisitos: 1) somando o salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família (renda per capita), o valor for de até R$ 522,50 (metade do salário mínimo) por mês; ou 2)  a soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo); ou 3) estiverem em situação de rua, seja uma pessoa sozinha em situação de rua ou uma família em situação de rua. 

CADASTRO ÚNICO - O Cadastro Único para Programas Sociais é um banco de dados que reúne informações sobre quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O CadÚnico é gerenciado pelo Governo Federal, mas é atualizado pelas prefeituras. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, o cidadão pode tentar participar de vários programas sociais do Governo Federal. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre a inscrição no CadÚnico atualizada. 

 

SERVIÇO:

O quê: Unidade móvel para atender a população do Recife com serviços referentes ao CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal)

Quando: 1º e 2 de setembro. Das 9h às 15h

Onde: Rua Eládio Ramos, n 36, Boa Viagem. Ao lado da Escola Municipal Professor Manoel Torres.