NOTÍCIAS

| 31.10.13 - 15h13

Prefeitura encerra Outubro Rosa com ação na Policlínica Amaury Coutinho

[caption id="attachment_40167" align="aligncenter" width="680"] Nesta quinta-feira (31/10), grupo de 80 mulheres foi atendido pela unidade móvel de mamografia digital (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]


A professora Alcineide Maria Aparecida, 50 anos, acordou cedo. Tinha um exame importante marcado. Chegou às 7h30 na Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto. Uma unidade móvel de mamografia digital estava na unidade de saúde. “Prevenção é melhor que cura. Tenho que fazer a mamografia para evitar o câncer”, disse a professora, que foi atendida na ação de encerramento da Campanha Outubro Rosa, realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, com coordenação da gerência da Saúde da Mulher.

Hoje (31/10), na Policlínica Amaury Coutinho, 80 mulheres foram atendidas no mamógrafo móvel. Entre elas a aposentada Regina Antônia da Silva, 65 anos. “Essa oportunidade de fazer o exame aqui, pertinho de casa, facilitou muito”, afirmou. Assim como a aposentada, o grupo de 80 mulheres aprendeu a fazer o auto-exame. Também recebeu informação sobre qual a idade e o prazo de realização da mamografia. “Eu não sabia que tinha idade para fazer”, comentou Regina Silva.

A secretaria executiva de Atenção à Saúde, Claudia Miranda, destacou o compromisso da gestão com a saúde da mulher recifense. “Além de facilitar o acesso das mulheres a um exame tão importante como a mamografia, estamos reforçando a atenção diária à saúde da população feminina”, ressaltou.

O Recife conta com dois mamógrafos móveis. As unidades atendem mulheres entre 50 e 69 anos. Os roteiros são agendados com os seis distritos sanitários, com a finalidade de que toda a população feminina possa ser beneficiada. No mês do Outubro Rosa o mamógrafo fez algumas ações específicas, como o atendimento no dia 29, no prédio-sede da Prefeitura do Recife.

Além dessa ação, a Secretaria de Saúde realizou campanha sobre a importância da prevenção com distribuição de laços rosa e panfletos informativos. Desde o início do mês o prédio-sede da Prefeitura foi iluminado de rosa. No domingo 27, um grupo de 30 mulheres apresentou um flash mob na programação do Dançando na Rua, também chamando atenção para a importância da prevenção do câncer de mama