NOTÍCIAS

| 31.10.14 - 21h46

Mais de 3 mil exames preventivos de câncer de mama foram realizados durante Outubro Rosa

O Outubro Rosa, movimento de combate ao câncer de mama, terminou, nesta quinta-feira (30), no Recife, com 3.396 exames de mamografia realizados em todos os Distritos Sanitários da cidade. Além dos exames, as usuárias assistiram a palestras e receberam orientações sobre a doença.

A última Unidade de Saúde da Família (USF) a receber o caminhão foi a USF Francisco Pignatari, no bairro de Casa Amarela. Cerca de 40 mulheres participaram das atividades, que começaram por volta das 8h. Além dos exames preventivos, as usuárias também assistiram a várias palestras, entre elas, uma sobre prevenção da violência contra a mulher.

A aposentada Maria Conceição Barros, 57 anos, participou de todas as atividades. Segundo ela, até a autoestima das mulheres melhoram com esse tratamento. “A ação está sendo muito boa, pois podemos receber orientações sobre vários temas diferentes”.

Para a coordenadora de Políticas da Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Karla Mattos, o número de exames realizados reflete o sucesso do movimento Outubro Rosa. “Aumentamos a procura e realização de mamografias, e também trabalhamos a prevenção de outras doenças e orientações que visam sempre melhorar a qualidade de vida das mulheres da cidade”.