Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 31.10.17 - 17h11

Estudantes da rede municipal se preparam para defender o título na Olimpíada Brasileira de Robótica

img_alt

Equipes estão de olho no tricampeonato nacional. Disputa levará 18 alunos à Curitiba, onde acontecem as provas e a Mostra Nacional Robótica – MNR. Rede do Recife está entre as dez melhores do mundo há dois anos consecutivos (Foto: Lu Horst/Divulgação)

 

A Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Nóbrega, na Boa Vista, se transformou no centro de treinamento para abrigar os simulados para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá em Curitiba, entre os dias 7 e 11 de novembro. No total, 20 estudantes e 16 professores e técnicos da rede municipal de ensino estarão no evento. Atualmente a rede municipal do Recife detém o bicampeonato na OBR e está entre as dez melhores do mundo no mundial da categoria há dois anos seguidos.

A participação da rede na OBR acontece nas modalidades Resgate, Mostra Nacional Robótica (MNR) e Latin American Robotics Competition (LARC). Na categoria Resgate, a Secretaria de Educação leva cinco equipes, cujas vagas foram garantidas graças ao resultado da eliminatória estadual de 2017, quando classificou três equipes, além das duas vagas asseguradas pelo fato do Recife ter vencido os primeiros lugares nas modalidades 1 e 2 na OBR de 2016.

Implantado em 2014, o programa Robótica na Escola tem obtidos excelentes resultados. Graças ao desempenho obtido na OBR nos últimos dois anos, representou o Brasil no mundial da categoria nos anos de 2016 (Alemanha) e 2017 (Japão), sempre entre os dez melhores do mundo. A Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende 74 mil estudantes, desde as crianças do grupo 3 da Educação Infantil até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental.

Entre os competidores, Fernando Alcântara (15), estudante da Escola Municipal Pedro Augusto, na Boa Vista, se prepara para sua primeira competição nacional. Egresso de uma escola particular, ele pediu ao pai que o matriculasse na rede do Recife este ano por amor à Robótica e participa na modalidade Corrida de Robôs. “Espero ficar em uma colocação boa para trazer mais uma medalha e mais um título para Recife”, torce o jovem, que vem treinando há dois meses para a disputa.

Além das competições, a rede também participa com três trabalhos na Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior mostra científica do país no segmento e que visa expor e divulgar trabalhos e experiências bem sucedidas usando a Robótica em sala de aula. Na OBR 2017, três professores e um aluno apresentarão três trabalhos na mostra, ligados ao uso da robótica como facilitadora no ensino de Ciências, no aprendizado de matemática e o destaque fica por conta de Eco Barco, protótipo elaborado pelo estudante da UTEC Sítio da Trindade, José Rodrigo Calas, que visa retirar detritos dos afluentes dos rios que perpassam áreas urbanas através de um barco-robô comandado remotamente que seleciona os dejetos e os traz a bordo. 

 

Serviço: 

Recife disputa tricampeonato da Olimpíada Brasileira de Robótica

20 estudantes de embarcam para Cutritiba na próxima semana. Último treino acontece nesta quarta (01.11), 

Onde: UTEC Nóbrega, - Avenida Oliveira Lima, 824 - Boa Vista

Horário - a partir das 9h