Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 31.10.18 - 11h39

Feira de Conhecimento da rede municipal reúne educadores e alunos de 111 unidades de ensino

img_alt

Exposição de Ciências Humanas oferecida pelo espaço Ciência, além de astronomia, energia solar e robótica fazem parte da programação. Parceria com FabLab mostra a potencialidade da Cultura Maker, com impressora 3D e mini cortadora a laser. Vencedores receberão credenciamento para eventos nacionais e internacionais de ciências (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Educadores e estudantes de 111 escolas municipais, incluindo as de Anos Iniciais e Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Unidades de Tecnologia na Educação para a Cidadania (Utecs), participam até hoje (31), da 4ª Feira de Conhecimentos da Rede Municipal do Recife - FECON. O evento está reunindo no Armazém 14, no Bairro do Recife, a exposição de 261 projetos de metodologia científica desenvolvidos durante o ano letivo com o objetivo de estimular a pesquisa e os trabalhos inovadores dos alunos e professores da rede.

A programação também inclui mesa redonda e palestras com convidados das universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), entre outras entidades, na Associação Comercial de Pernambuco – ACP, além de oficinas para professores visitantes no espaço Fab Lab, do Paço Alfândega, também no Bairro do Recife. “A feira será encerrada no dia 1º de novembro, a partir das 14h, também no Armazém 14, com a solenidade de premiação dos projetos apresentados”, explicou a presidente da Comissão de Comunicação da 4ª FECON e professora da rede, Rosana Chernichiarro.

Segundo ela, cada escola inscreveu até seis projetos e após seleção, foram escolhidos 261 para integrar a feira. “São trabalhos que envolvem todas as áreas do conhecimento humano e que estão sendo avaliados por especialistas de fora da nossa rede. No total, serão premiadas três categorias ligadas às escolas de Anos Iniciais (1º a 5º ano), oito de Anos Finais (6º ao 9º ano) e EJA e dezesseis UTECs”, ressaltou Rosana, lembrando que na Fecon cada projeto está sendo representado por três alunos e um professor orientador. Os vencedores conquistarão credenciamento para eventos nacionais e internacionais de ciências.

Distribuídos nos dois pavimentos do Armazém 14, os 261 estandes chamavam atenção pela organização e disciplina, além da alegria demonstrada pelos alunos e professores.  A Escola Padre Henrique, do Derby, levou para o evento o projeto “Um olhar poético pelo Recife sobre a perspectiva do estudante surdo”, desenvolvido por alunos surdos da classe bilíngue da unidade de ensino. “Trabalhamos com 12 estátuas do Circuito da Poesia, visitando, fotografando e contando a história desses monumentos. A partir daí os alunos surdos criaram jogos utilizando a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para estimular o aprendizado e a comunicação com colegas não surdos, educadores, parentes e amigos”, contou a professora orientadora do projeto, Ivanilda Albuquerque.

No estande da Escola Pedro Augusto, da Boa Vista, a estudante Agnes Nascimento, de 12 anos, falou sobre o projeto “A influência da ditadura da beleza e o grau de (in)satisfação com a própria imagem corporal”. Ela conta que foi feita uma pesquisa com mais de 100 coleguinhas da própria escola. “O resultado mostrou que muitos não estão satisfeitos com sua aparência. O ponto positivo é que conseguimos conscientizar muitos deles sobre a importância de se libertar dos padrões impostos pela sociedade”, opinou a menina.

Já no estande da Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza (Santo amaro), o projeto apresentado envolveu diretamente o uso da Internet. “Nós utilizamos um programa na rede para criar uma estação de rádio ligada à escola, a Cidadão Musical. Além de estimular o conhecimento com programas educativos e música, nossa emissora pode ser acessada por todos, em qualquer lugar do mundo”, explicou, com entusiasmo, Pedro Henrique França, de 11 anos.

Nesta quarta-feira (31), até às 17h, um dos destaques da programação da 4º Fecon no Armazém 14 será a exposição de Ciências Humanas oferecida pelo Espaço Ciência, além das exposições promovidas pela Secretaria de Educação sobre Astronomia, Energia Solar e Robótica. Já na Associação Comercial está prevista uma mesa redonda sobre “Investimento em pesquisa na educação básica”. No Paço Alfândega, entre 14h30 e 20h, está prevista uma oficina de laboratório Maker para professores visitantes.