Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 31.12.18 - 14h01

Praia Limpa chega a 21ª Edição e inova na distribuição de sacos e canudos de papel

img_alt

Prefeito Geraldo Julio lançou a iniciativa na manhã desta segunda-feira (31) e projeto contará com 80 monitores, que ficarão espalhados ao longo de oito quilômetros da orla de Boa Viagem, aos domingos e feriados até maio de 2019 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O último dia do ano foi marcado pelo lançamento da 21ª edição do projeto Praia Limpa, que aportará na orla de Boa Viagem de janeiro a maio de 2019 para promover a educação ambiental entre banhistas, turistas e comerciantes. O prefeito Geraldo Julio lançou a nova edição do projeto, realizado pela Globo em Pernambuco, e destacou a modernização da iniciativa. Este ano, o Praia Limpa teve um incremento na quantidade de monitores, que passaram de 40 para 80, e a novidade é a distribuição de sacola e canudos de papel, todos feitos com material 100% reciclável e biodegradável. A mudança resulta da parceria com a empresa Klabin, especialista em embalagens. 

“A gente tem, este ano, a modernização do Praia Limpa e um programa ainda mais sustentável. Agora os saquinhos são de papel, as lixeiras também, além de 50 mil canudos. Então, o programa avança ainda mais nessa questão da sustentabilidade. Além disso, as pulseirinhas de identificação para as crianças permanecem, com nome e telefone do responsável. Os barraqueiros também estão muito engajados no programa, ano a ano a participação é maior”, afirmou Geraldo. Ele acrescentou, ainda, os desdobramentos do programa nos bairros do Recife. “Todo mundo vem à praia de Boa Viagem, vê essa iniciativa e reproduz esse comportamento no lugar onde mora”, avalia.  

Na busca por conscientizar os frequentadores da praia, serão distribuídas 850 mil sacolas de papel e 50 mil canudos de papel. Além disso, serão instaladas 37 mil lixeiras de papelão ondulado ao longo da orla. O projeto acontecerá aos domingos e feriados, entre os meses de janeiro e maio. Os monitores que farão a distribuição dos itens são familiares dos barraqueiros e passaram por capacitação para orientar o público.

O diretor comercial e regional da Globo Pernambuco, Iuri Leite, destacou a importância da parceira com a Prefeitura do Recife para ampliar o alcance da iniciativa e mencionou a sensibilização dos barraqueiros como essencial para o engajamento no Praia Limpa.

“Hoje os monitores são familiares dos barraqueiros e isso também gera uma renda para família, incentiva a economia e a gente acredita que a limpeza também passa pelos barraqueiros e precisamos dessa parceria para o sucesso do projeto. Tem que envolver todo mundo”, afirmou.

Para o gerente comercial da Klabin, Fábio Akashi, a sustentabilidade é um dos pilares da empresa, que tem 120 anos, e a iniciativa marca este momento. “Tem tudo a ver este projeto Praia Limpa com a Klabin, nossa essência é cuidar do meio ambiente, cuidar do resíduo que pode ser gerado, então nada melhor do que usar este papel 100% biodegradável, reciclável e de fontes renováveis”, grifou. Segundo ele, os saquinhos foram projetados para suportar o uso diário na praia. 

A secretária Poliana Miranda aproveitou o último dia do ano para levar a filha Maria Eduarda para a praia. Ela participou do projeto e aprovou. “Achei ótima essa sacolinha de papel, porque não polui tanto o meio ambiente”, afirmou.