Trânsito
| 10.12.13 - 14h22

Orientadores de trânsito começam a atuar no Recife

Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

A mobilidade urbana do Recife vai ganhar um reforço de peso, a partir de amanhã (11). Trata-se do início dos trabalhos dos primeiros 64 orientadores de trânsito, profissionais contratados para promover melhorias no monitoramento da operação do tráfego em toda a cidade. A Avenida Governador Agamenon Magalhães foi o primeiro corredor escolhido para receber a iniciativa. A capital pernambucana é a primeira cidade do Norte/Nordeste e a segunda do Brasil a contar com esse tipo de serviço. O Rio de Janeiro é o pioneiro a oferecer orientação no trânsito.

Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), realizou a aula final da capacitação dos orientadores. As atividades fizeram parte de uma capacitação teórica e prática pela qual todos os orientadores passaram durante cerca de duas semanas. Lições como legislação de trânsito, rede semafórica, técnicas de operação de trânsito e abordagem foram passadas nos treinamentos. Os profissionais atuarão de segunda a sábado, em dois turnos – das 6h às 14h e das 13h às 21h.

“Esta fase de capacitação é fundamental para a realização de um bom trabalho. Hoje, estamos encerrando esse momento de ensinamentos e dando início à operação, de fato. Amanhã (quarta-feira) se inicia uma nova era na mobilidade do Recife e estamos muito confiantes nesse novo passo”, afirmou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

Durante toda a manhã a programação foi intensa. Os presentes foram recebidos pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e pela presidente da CTTU. Na sequência, uma palestra ministrada pelo coronel Jeová Barros, da Polícia Militar, deu lições de motivação. O encerramento da atividade ficou por conta das dinâmicas de grupo, que promoveram a interação entre os orientadores e coordenadores da CTTU.

Para o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, os novos orientadores de trânsito terão um papel muito importante nas ruas da cidade. Foi o que declarou em fala aos profissionais. “A sociedade estará de olho em vocês, todos esperam os resultados positivos desse trabalho, que será realizado em parceria com os agentes de trânsito, para a melhoria do tráfego da cidade. Esse desafio foi aceito pelo prefeito Geraldo Julio e nós contamos com vocês para conseguirmos mudar a realidade da mobilidade recifense”, comentou.



A OPERAÇÃO – Em sete cruzamentos da Avenida Gov. Agamenon Magalhães, os 64 profissionais terão o papel de orientar motoristas e pedestres, no intuito de evitar a retenção do trânsito, o cometimento de infrações e a ocorrência de colisões, podendo também realizar pequenos desvios em caso de acidentes. Eles contarão com o apoio de mais nove pessoas, entre engenheiro, motoristas, inspetores e inspetores auxiliares, totalizando 73 profissionais.

Os cruzamentos escolhidos para receber os primeiros orientadores são os da Av. Gov. Agamenon Magalhães com: Av. Rui Barbosa, ruas Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, Paissandu, Dom Bosco, Doutor Bandeira Filho, Doutor Leopoldo Lins e Henrique Dias. Os orientadores não vão ter o poder de notificação de infrações, responsabilidade que continuará a cargo dos agentes de trânsito. A Av. Agamenon Magalhães registra a passagem de 89 mil veículos por dia.

Até maio de 2014, todos os 372 profissionais envolvidos na ação estarão nas ruas. Eles vão estar dispostos em outras 16 grandes vias da cidade: Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, Av. Recife, Av. Boa Viagem, Av. Antônio de Goes, Av. Domingos Ferreira, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Herculano Bandeira, Rua Real da Torre, Estrada dos Remédios, Rua Cosme Viana, Av. Caxangá, Av. Abdias de Carvalho, Av Rosa e Silva, Av. Rui Barbosa, Av. Parnamirim e Av. Norte.

Um total de 460 profissionais – sendo 88 de apoio – vão estar envolvidos na operação, apoiando o monitoramento de trânsito em toda a cidade, sob coordenação da CTTU. Quatro engenheiros de tráfego, que atuarão em contato com a Central de Operações de Tráfego da Companhia, realizarão o planejamento de ações que permitam dar mais agilidade na mobilidade.

Além do incremento de pessoal, haverá a implantação de um sistema informatizado de gestão operacional para controle das equipes. Veículos, equipamentos de sinalização e comunicação também serão aliados na melhoria do serviço prestado à população.

Cruzamentos da Agamenon Magalhães que contarão com orientadores:

- Av. Rui Barbosa
- Rua Gov. Carlos de Lima Cavalcanti
- Rua Paissandu
- Rua Dom Bosco
- Rua Doutor Bandeira Filho
- Rua Doutor Leopoldo Lins
- Rua Henrique Dias

Vias que receberão os orientadores até maio:

- Av. Marechal Mascarenhas de Moraes
- Av. Recife
- Av. Boa Viagem
- Av. Antônio de Goes
- Av. Domingos Ferreira
- Av. Conselheiro Aguiar
- Av. Herculano Bandeira
- Rua Real da Torre
- Estrada dos Remédios
- Rua Cosme Viana
- Av. Caxangá
- Av. Abdias de Carvalho
- Av Rosa e Silva
- Av. Rui Barbosa
- Av. Parnamirim
- Av. Norte


Imprimir

Os comentários estão encerrados.