Parceria
| 03.08.12 - 19h18

Parceria da PCR e Tintas Coral dará novas cores ao Pátio de São Pedro

Projeto “Tudo de cor para você” resgatará as cores do ponto histórico do Recife

Mais de trinta casas do Pátio de São Pedro e a Igreja São Pedro dos Clérigos, localizadas no bairro de São José, no centro do Recife, serão pintadas pelo projeto Tudo de Cor para você, da Coral. A iniciativa acontece em função de uma parceria entre a Prefeitura do Recife com a Tintas Coral, que desenvolve ações socioambientais através do projeto Tudo de cor para você. O local faz parte do patrimônio histórico nacional e é um ponto de grande movimentação na cidade todos os dias da semana por conta do comércio que funciona na região e dos bares, restaurantes e programações culturais que animam a vida noturna.

A preparação das fachadas para receber a pintura, que teve início na sexta-feira (03/08), começou na última semana e, dependendo das variações climáticas, a previsão é de que, no dia 22 de agosto, quando comemora-se o Dia do Folclore, a pintura seja finalizada com um mutirão simbólico que contará com a presença de autoridades. A entrega da obra para a população será marcada por apresentações culturais, no próprio Pátio de São Pedro, local que recebe apresentações durante o carnaval, São João e outras datas comemorativas.

Os prédios históricos terão as suas cores reavivadas, continuando com as colorações originais. No total serão utilizados 1.774 litros de tinta de vários tons, entre eles o azul Flocos de Nuvem, Verde Folha, Amarelo Suave, Vermelho Óxido e Rosa Sinfonia. “O Tudo de cor para você nasceu para colocar a nossa missão na prática: a de levar cor para a vida das pessoas. A ação começou em 2009 e encapsula o DNA da companhia. Escolhemos o Pátio de São Pedro por se tratar de um espaço democrático e de relevância para a população, despertando o senso de preservação dos patrimônios históricos”, afirma o Diretor de Marketing para a América Latina da AkzoNobel Tintas Decorativas, Benito Berretta.

Os preparativos para a execução do projeto já começaram. No município, o Tudo de Cor para você está acontecendo em parceria com a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura. A capacitação de pintura para 60 aprendizes teve início no fim de julho. Em todas as cidades que passa o projeto treina mão-de-obra local, reafirmando o seu compromisso com a responsabilidade social.

Com isso, mais de 300 pessoas já foram capacitadas, possibilitando a geração de renda para as suas famílias. “É uma alegria ressaltar a beleza do casario do Pátio de São Pedro. Esta parceria com a Coral é muito importante, pois o Pátio é um espaço de relevância arquitetônica e cultural da cidade. É um local histórico da resistência cultural do Bairro de São José. Depois dessa experiência, esperamos dar continuidade a esta parceria na valorização do nosso patrimônio”, declara a secretária de Cultura do Recife, Simone Figueiredo. O projeto Tudo de cor para você, no Pátio de São Pedro, conta com o apoio do Armazém Coral.

O Pátio de São Pedro surgiu graças à construção da Igreja de São Pedro dos Clérigos, construção datada do século XVIII. Com traços barrocos e também neoclássicos, o prédio religioso é uma forte referência turística no bairro de São José. O Complexo Cultural do Pátio de São Pedro reúne ainda um casario preservado com suas características originais e abriga nove instituições. O Museu de Arte Popular, Memorial Luiz Gonzaga, Memorial Chico Science, Centro de Formação, Pesquisa e Memória Casa do Carnaval, Mamam no Pátio, Centro de Formação em Artes Visuais, Centro de Design do Recife e Núcleo de Cultura Afro funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 



Imprimir

Os comentários estão encerrados.