Segurança
| 19.11.13 - 16h23

PCR envia para a Câmara projeto de lei do Plano de Cargos da Guarda Municipal

A Guarda Municipal do Recife vai ter o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) mais moderno do país. Após três meses de trabalho a comissão paritária constituída para redigir o projeto de lei do plano enviou, nesta segunda-feira (18), o documento para apreciação da Câmara de Vereadores. Entre as conquistas da categoria estão o aumento de 40% no salário-base, a promoção de 127 subinspetores ao posto de inspetor, de 395 guardas ao cargo de subinspetor e a unificação de gratificações.

Para o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, o plano vai proporcionar mais estabilidade à categoria. “Seguindo a orientação do prefeito Geraldo Julio, estamos valorizando nossa corporação para que ela possa obter melhores resultados na realização do seu trabalho. É isso que a população espera, principalmente no que diz respeito ao controle e segurança no espaço urbano”, afirmou. O enquadramento dos 522 guardas e subinspetores promovidos será realizado em 1º de janeiro de 2014. A nova matriz salarial da categoria passará a vigorar a partir de setembro do ano que vem.

O envio do documento para a Câmara aconteceu dentro do prazo estipulado pela comissão. “Fizemos um esforço grande para obedecer ao limite de 90 dias, mas foi um trabalho muito bem realizado. Elaboramos um plano moderno que vai levar em consideração não só o tempo de serviço, mas também o mérito de cada um no momento das promoções”, explicou o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Marconi Muzzio.

Os profissionais da Guarda Municipal também tiveram a carga horária ampliada de seis para oito horas diárias e passarão a zelar não só pelo patrimônio público e pelo trânsito do Recife, mas também pelo ordenamento urbano. Até o fim do ano, será lançado o edital do concurso para elevar o efetivo da corporação dos atuais 1.152 homens para 2.500 guardas. Desde janeiro, a Prefeitura do Recife vem implementando uma política municipal voltada para a cidadania e a Guarda Municipal terá um papel fundamental dentro deste projeto.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.