Marcação de consultas e exames

A Prefeitura do Recife dispõe de sistema informatizado que permite ao usuário das unidades públicas de Saúde da cidade agilidade na marcação de exames e consultas, bem como no recebimento de medicamentos. Por meio do Hórus, um software livre que é integrado ao Cartão Nacional de Saúde e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, é possível o acompanhamento da saúde de cada paciente.

Ao ser atendimento em uma das unidades de saúde do Município, caso haja a necessidade de consulta especializada ou marcação de exames de média complexidade, o usuário terá o procedimento agendado para o local mais próximo de sua residência. Esse mecanismo proporciona o menor deslocamento do cidadão.

A dispensa de medicamentos já funciona neste sistema, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Recife. A marcação de exames e consultas especializadas atende aos moradores das Regiões Político-Administrativas (RPAs) 2, 4 e 5. A previsão é que até o segundo semestre de 2012, as seis RPAs da cidade sejam atendidas.

Os comentários estão encerrados.