Mercado de Água Fria

O Mercado de Água Fria teve sua construção iniciada em 28 de julho de 1952, quando era prefeito do Recife Antônio Pereira. A inauguração se deu em 26 de janeiro de 1954, na gestão de Etelvino Lins. Como na maioria dos mercados da capital pernambucana, no local havia uma pequena feira, onde se comercializava frutas, verduras e outros gêneros.

Hoje, o forte do mercado são os artigos de umbanda e camdomblé, miudezas em geral e cerâmica, mais especificamente, panelas de barro. Há também, uma boa demanda pelo café da manhã típico – cuscuz, macaxeira, inhame, com charque ou carne guizada – e pelo almoço comercial.

O mercado fica na Av. Beberibe, s/n, no bairro de mesmo nome. Pesquisas realizadas pela antiga Secretaria de Abastecimento do Recife dão conta de que, ao redor da antiga feira, havia um conjunto de casas que pertenciam a um certo senhor Antônio. Os registros não apontam, todavia, se o terreno onde se ergueu o mercado eram do mesmo proprietário.

O Pátio da Feira só viria quarenta anos depois. Inaugurado no dia 13 de outubro de 1993, custou R$ 250 mil, com uma área de 3.087.22 metros quadrados. O terreno foi desapropriado pela prefeitura. Atualmente, abriga 162 boxes. Localizado na Estrada Velha de Água Fria, o pátio possui infraestrutura de calçamento, banheiros, iluminação e lavatórios. As cobertas das bancas são padronizadas.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.