Justiça Eleitoral
| 14.11.13 - 17h59

Posto de recadastramento biométrico já está funcionando na PCR

Prefeito Geraldo Julio inaugurou espaço nesta quinta (14) e atualizou o seu título de eleitor. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife passou a contar, nesta quinta-feira (14), com um posto de recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). O prefeito Geraldo Julio e o presidente do Tribunal, José Fernandes de Lemos, inauguraram o espaço, que funciona na Central do Servidor, no térreo do edifício-sede da PCR. Na ocasião, o prefeito foi o primeiro a fazer o recadastramento e renovar seu título de eleitor. Até 22 de novembro, apenas os funcionários do Executivo Municipal terão direito aos serviços. A partir do dia 25 do mesmo mês, qualquer cidadão poderá ser atendido na nova central. A unidade funcionará até 22 de março de 2014, de segunda a sexta, das 8h às 16h45.

Geraldo Julio reforçou a importância da iniciativa como uma forma de garantir à população o direito de exercer sua cidadania. “A biometria está acontecendo em várias cidades brasileiras e o Recife precisa aumentar o número da pessoas que já atualizaram os seus documentos. Eu acabei de fazer a minha e já estou com o título renovado para o próximo ano. Quero estimular o recifense a fazer isso também. Em nossa cidade, só 50% das pessoas já fizeram essa atualização. É precisa que as pessoas procurem um posto”, pontuou.

Para fazer o recadastramento é preciso apresentar um comprovante de residência do mês de setembro, bem como um documento de identificação com foto e o título de eleitor. A unidade inaugurada também oferece os serviços de transferência do título e alistamento. A expectativa é que 250 pessoas sejam atendidas por dia no novo posto. Durante o período em que o serviço estiver disponível para os servidores da PCR, basta que cada profissional compareça ao local com a documentação exigida, não sendo necessário o pré-agendamento do serviço.

Já a partir do dia 25 de novembro, quando a central passará a atender toda a população, é preciso que os interessados entrem no site do TRE-PE e pré-agendem o recadastramento. De acordo com o Tribunal, quem não atualizar o documento terá o título cancelado pela Justiça Eleitoral, o que veda o direito de assumir cargos públicos, participar de concursos, renovar o passaporte, tirar empréstimos e realizar inscrições em programas sociais. O prazo para o término do recadastramento é 22 de março de 2014.

Presidente do TRE-PE, José Fernandes de Lemos explicou que o novo posto ampliará o número de documentos recadastrados na capital pernambucana. “Essa é uma parceria importante porque aqui é onde ocorre um fluxo grande de pessoas. Nós precisamos que o Recife entre de vez nesse processo e consiga, de fato, concluir a revisão eleitoral. Essa é a nossa preocupação: que no dia 22 de março todos estejam devidamente cadastrados”, reiterou.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.