Agenda do Prefeito
| 17.03.12 - 14h46

Prefeito inaugura CRAS no Alto do Mandu

O equipamento, que recebeu um investimento de R$ 350 mil, irá beneficiar cerca de cinco mil famílias por ano. Este é o quinto núcleo CRAS entregue pela atual gestão

Principais objetivos do espaço é tornar a Prefeitura mais próxima das pessoas. Foto: Fernando Silva

O prefeito do Recife, João da Costa, esteve no Alto do Mandu, na noite desta sexta-feira (16), para inaugurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O espaço, localizado na Avenida Doutor Eurico Chaves, 359 (antigo CSU Nilo Coelho), funcionará como um núcleo especializado em atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este é o quinto equipamento do gênero entregue pela atual gestão, totalizando 13 prédios CRAS na cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença do assessor da presidência da República, Maurício Pedrosa, além de vereadores, secretários municipais, representantes do orçamento participativo e moradores da comunidade.

Um dos principais objetivos do espaço, de acordo com João da Costa, é tornar a Prefeitura mais próxima das pessoas nos assuntos ligados à assistência social. “Este espaço segue o modelo que estamos adotando para descentralizar determinados serviços que prestamos à sociedade. Muitas das pessoas que necessitam de um espaço assim são idosas e têm dificuldade de se deslocar para o centro da cidade, seja para obter um auxilio funerário ou para receber benefícios como o Bolsa Família, do Governo Federal. O CRAS aqui do Alto do Mandu funcionará como uma ramificação do aparelho municipal para chegar mais perto das pessoas e oferecer um atendimento digno às pessoas que mais necessitam”, ressaltou o prefeito.

Além de acolher a população do Alto do Mandu, o novo CRAS, instalado na comunidade, irá atender moradores do Alto Santa Isabel. A ideia é que cerca de cinco mil famílias sejam beneficiadas por ano, sendo mil efetivamente acompanhadas. “Temos nosso grupo de idosos há 21 anos, mas estávamos nos reunindo aqui na igreja mais próxima. Muitas vezes os eventos da igreja impossibilitavam nosso encontro. Agora temos aqui na comunidade um lugar de convivência e auxílio para os moradores e para grupos como o nosso”, afirmou Risoleta Tarcísio, membro do grupo de idosas Beija Flor.

Com um investimento de R$ 350 mil, o novo equipamento dispõe de nove salas, para atendimento individual e do programa Bolsa Família, trabalhos administrativo e técnico; miniauditório e cozinha. A estrutura ainda permitirá atendimento psicossocial junto a famílias das áreas de abrangência do Centro, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF); Orientações/encaminhamentos a Programas e Benefícios Sociais como Bolsa Família, Carteira de Livre Acesso, Carteira Interestadual do Idoso, PETI, Projovem, entre outros serviços.

O CRAS atenderá ao público das 8h às 18h, de segunda a sexta.
 


Imprimir

Os comentários estão encerrados.