Merenda Escolar

A Merenda Escolar da Prefeitura do Recife é administrada pela Diretoria de Alimentação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, localizada na Rua Cláudio Brotherhood, nº 309, no bairro do Cordeiro. O sistema de fornecimento é terceirizado, ficando sob a responsabilidade de empresas especializadas. A exceção fica por conta das unidades de educação infantil, de zero a cinco anos, e algumas creches comunitárias, que são abastecidas pelas empresas contratadas, mas a alimentação é confeccionada nas próprias unidades de ensino e servida por merendeiras treinadas. No caso da alimentação pronta, as merendas saem das cozinhas industriais das empresas contratadas, em caixas isotérmicas, hermeticamente fechadas (hot box), conservando os alimentos por até seis horas.

O cardápio é planejado pelas nutricionistas da Prefeitura, obedecendo aos princípios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC) e executado pelas empresas contratadas. São cerca de 180 mil merendas ao dia, para, aproximadamente, 135 mil estudantes, incluindo a rede municipal e as escolas conveniadas, além dos programas especiais, como Projovem, Escola Aberta, Lição de Vida, entre outros.

No período do recesso escolar, a PCR também fornece alimentação aos alunos que participam dos projetos de férias. O investimento projetado para 2011 é de cerca de R$ 40 milhões, com repasse federal previsto de R$ 5,5 milhões. A alimentação dos alunos segue à risca a orientação de atender às necessidades nutricionais diárias. Não são servidos, por exemplo, hambúrgueres e refrigerantes. A base da merende costuma incluir baião-de-dois, cuscuz com carne guisada, fígado, iogurte, frutas, sopas etc. Os alunos com necessidades especiais recebem dietas de acordo com as prescrições médicas.

A Diretoria de Alimentação tem uma equipe técnica composta de nutricionistas, agrônomos, químicos e biólogos que supervisionam tanto as cozinhas como a confecção e distribuição dos alimentos. O trabalho é embasado nas orientações vigentes do código sanitário.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.