Bolsa Escola Municipal

Programa Bolsa Escola Municipal

O Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) tem mais de cinco mil famílias beneficiadas, representando um investimento mensal de aproximadamente R$ 1,7 milhão. Para ser incluído ou permanecer no Programa, é necessário que o estudante tenha entre 6 e 15 anos de idade; esteja matriculado em uma das escolas da Rede Municipal de Ensino; tenha renda familiar per capita de um terço do salário mínimo e que more há pelo menos cinco anos no município do Recife com os pais. Dentro dos critérios estabelecidos, os beneficiários podem receber de meio salário mínimo, caso tenham apenas uma criança até um salário mínimo, caso tenham dois ou mais filhos.

O PBEM realiza ainda o acompanhamento das famílias através de visitas domiciliares; presta esclarecimentos em reuniões nas escolas sobre temas como violência, prevenção de acidentes e saúde alimentar.

A bolsa de estudos oferecida pelo PBEM tem o objetivo de garantir a permanência da criança ou adolescente na escola e visa também a inclusão socioeducativa de suas famílias através dos eventos promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel). Mensalmente, o Bolsa Escola leva pais e alunos beneficiários para diferentes atividades, a exemplo do passeio pedagógico no Barco Escola Águas do Capibaribe; dos ciclos de palestras sobre temas da atualidade; visitas ao Instituto Ricardo Brennand e à Oficina Francisco Brennand e apresentações de peças e concertos musicais no Teatro de Santa Isabel. Os familiares dos estudantes também têm a prioridade para a matrícula nos cursos profissionalizantes das unidades de ensino municipal.

 


Imprimir

Os comentários estão encerrados.