Olhar Recife

A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura do Recife desde 2010, por meio de uma ação conjunta das secretarias de Educação, Esporte e Lazer e de Saúde, já atendeu a cerca de 39 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. O programa conta com a parceria da Fundação Altino Ventura.

O Olhar Recife tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração dos estudantes, facilitando o acesso destes alunos à consulta oftalmológica e a óculos corretivos. O Programa garante toda a linha de cuidados, inclusive o de reabilitação visual, quando necessário, e conta com uma equipe de 130 profissionais das secretarias de Educação e Saúde. Todos os profissionais são devidamente capacitados para fazer uma pré-triagem com os alunos nas escolas. Após essa primeira etapa, já nos mutirões realizados nas escolas, todas as terças-feiras do mês, reunindo de 600 a 1200 alunos por mutirão, os profissionais da Fundação Altino Ventura (FAV) realizam um exame preliminar.

Nesta avaliação mais apurada, são utilizados sofisticados equipamentos, como lâmpada de fenda, greens e retinoscópio, por uma equipe composta por cinco oftalmologistas, três assistentes oftalmológicos e um técnico social da FAV. Se necessário, os profissionais indicam o uso de óculos, que são comprados pela Prefeitura e entregues aos alunos que necessitam. Os casos mais graves, como estrabismo, deslocamento de retina e glaucoma, são encaminhados para tratamentos específicos na FAV.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.