CULTURA E LAZER
| 28.04.13 - 20h20

Recife Antigo de Coração conquista de vez a cidade

Evento atraiu pessoas de todos os gostos e idades. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O Centro da cidade tornou-se um grande parque urbano neste domingo (28), com a segunda edição do projeto “Recife Antigo de Coração”. Nem mesmo o tempo de chuva atrapalhou a programação organizada pela Prefeitura, que preencheu quase todo o local e já conquistou a rotina do recifense. O prefeito Geraldo Julio, que foi ao bairro pela manhã e à tarde conferir as atrações, anunciou que a terceira edição do projeto será realizada em maio.

“A gente quer fazer as pessoas viverem a cidade cada vez mais e pensamos neste projeto como uma ação que deve acontecer a longo prazo. Nossa ideia é realizar uma vez por mês, para podermos identificar o que pode ser aprimorado e depois ampliar esse calendário”, destacou Geraldo Julio.

O prefeito Geraldo Julio conferiu as atrações no bairro, pela manhã e à tarde. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Usuário da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o prefeito pedalou até o Recife Antigo pela manhã. Acompanhado da família, Geraldo chegou a jogar basquete de rua no polo esportivo, na Avenida Marquês de Olinda. À tarde, o gestor voltou ao bairro com a primeira-dama do Recife, Cristina Mello, para conferir a feirinha da Rua do Bom Jesus, a exposição de carros antigos, na Rio Branco, e a pista de patinação, também na Marquês de Olinda.

“A gente evoluiu a programação, aumentando o número de atrações”, ressaltou Geraldo Julio, que ainda acompanhou uma apresentação de artistas circenses e a peça teatral “A herança de nós todos”, no Marco Zero. Do Recife Antigo, o prefeito seguiu para a Ilha de Comandatuba, na Bahia, para um fórum de líderes brasileiros.

O secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, acredita que a “semente” do projeto já foi plantada no coração das pessoas, tanto de moradores da cidade como de turistas. “A ideia é que, com o tempo, as pessoas criem o hábito de aproveitar melhor a cidade. Nossa maior atração é sempre a população”, disse.

A programação atraiu pessoas de todos os gostos e idades e ainda agradou aos usuários da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, projeto que acontece todos os domingos e feriados. É o caso da moradora do bairro da Torre, Mayara Esteves, de 27 anos. Ela pegou a bicicleta e utilizou a Ciclofaixa para chegar até o Bairro do Recife. “Acho essa iniciativa excelente, independente do tempo. Com certeza este foi um domingo diferente pra mim.”

Desfile de moda também fez parte da programação da segunda edição do evento. (Fotos: Andréra Rêgo Barros/PCR).

Apesar de o projeto acontecer no Recife, conquistou o coração de moradores de toda a Região Metropolitana. A olindense Idaiana da Conceição, 22, levou os dois filhos, Robson Gabriel, de um ano, e Maria Eduarda, de dois anos, para brincar no Polo Infantil, montado na Praça do Arsenal. “Acho muito legal iniciativas assim, pois nem sempre todas as pessoas têm acesso à diversão e entretenimento. Transformar o Bairro do Recife em uma área de lazer gratuita é, com certeza, um grande avanço”, comentou.

A programação contou ainda com um desfile de moda no auditório do Centro de Artesanato. Essa atração foi promovida em parceria com três faculdades de Moda da cidade: Faculdade Senac, Faculdade Boa Viagem e UNINASSAU. Além da apresentação do cantor havaiano Keola Beamer, do músico Jeff Peterson e da dançarina de hula Moanalani Beamer.

Os comentários estão encerrados.