Oportunidade
| 05.07.12 - 18h42

Secretaria de Educação abre inscrições para oito mil vagas em cursos profissionalizantes

São 38 especializações em 10 áreas de atuação

Por Marcos da Silva

No mundo globalizado, ter um conhecimento a mais faz a diferença na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho. E para que os cidadãos se preparem para exercer uma profissão, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), abre na segunda (9) e terça-feira (10) as inscrições para oito mil vagas em cursos profissionalizantes. A ação faz parte do Programa Recife das Oportunidades, lançado pelo prefeito João da Costa no ano passado. No total, são 38 cursos em 10 áreas de atuação: alimentação; artesanato; artes; construção civil; educação e saúde; escritório; higiene e beleza; idiomas; industrial e vestuário. Os interessados em acrescentar masi uma especialização em seus currículos, devem procurar uma escola próxima de sua resid~encia ou local de trabalho para efetuar a inscrição.

Com carga horária de 250h/a ou 450h/a, de acordo com a área escolhida, os cursos serão oferecidos em 15 unidades de ensino – distribuídas pelas seis Regiões Político-administrativas (RPAs) da Cidade – e se destinam, preferencialmente, ao público proveniente dos programas sociais da Prefeitura, como o Bolsa Escola; estudantes do 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental; jovens e adultos da Educação Básica; alunos egressos do Projovem; beneficiários do  Bolsa Família e Secretária Especial da Mulher, além das comunidades circunzinhas.

Neste segundo semestre, a Prefeitura do Recife, reforça o número de vagas em cursos das áreas da cadeia produtiva e serviços, a exemplo de Turismo, Idiomas, Saúde, Garçom e Garçonete, Cuidador de Idosos. Na área industrial, as formações são em Caldeiraria, Solda Elétrica, Solda Oxiacetilênica e Solda no Processo Mig-Mag. Três turmas de requalificação profissional de NR-10 para eletricista e estudantes egressos dos cursos de Eletricidade Predial das escolas profissionalizantes Moacir de Melo Rêgo, do Vasco da Gama; Maria de Sampaio Lucena e Centro Profissionalizante Vila dos Milagres, no Ibura.

Áreas e cursos - Na área de alimentação, as especializações são em Confeitaria; Culinária; Doces e Salgados; Pastelaria; Garçom e Garçonete. No artesanato: Artigos Decorativos; Bijuteria; Decoração de Mesas e Festas; Estamparia; Grafitagem; Pintura em Tecido; Serigrafia e Tapeçaria. Nas artes, cursos de Teatro; Música e Harmonia; e oficinas de Canto Coral; Teatro; Dança Brasileira e Dança Contemporânea. Na Construção Civil: Bombeiro Hidráulico; NR-10; Eletricidade Predial e Marcenaria. Em Educação e Saúde: Cuidador de Idosos e Recepcionista na Área de Saúde. Para Escritório: Atendente Administrativo e Técnicas de Vendas. Em Higiene e Beleza: Cabeleireiro; Estética Facial; Estética Corporal; Manicure; Maquiagem e Penteado; Tranças e Penteados; Depilação. Idiomas: Inglês e Espanhol. Industrial: Caldeiraria; Serralharia; Solda Elétrica; Solda Oxiacetilênica; Solda no Processo Mig–Mag. No Vestuário: Corte e Costura. Na Construção Civil: Eletricidade Predial; Bombeiro Hidráulico e Marcenaria.

Estamos no contexto do crescimento do mercado de trabalho no País e também no Estado por conta de eventos como a Copa das Confederações, em 2013; Copa do Mundo, em 2014 e Olimpíadas, em 2016, que exigem o preparo dos recifenses em áreas importantes como Construção Civil, Gastronomia e Serviços”, ressalta o gerente de Educação Profissionalizante da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Antônio Tadeu de Oliveira.

Por conta do grande número de pessoas interessadas em fazer um dos cursos oferecidos pelas escolas profissionalizantes municipais, após o processo de inscrição nas próximas segunda (9) e terça-feira (10), será realizado um sorteio público na quinta (12). A divulgação do nome dos sorteados acontece na terça (17) e os estudantes devem efetivar a matrícula na quarta (18) e quinta-feira (19). Já o início das aulas será na sexta-feira (20).
 
Documentos – Para a efetivação da matrícula, o sorteado deve apresentar um comprovante de residência; declaração de escolaridade; identidade e comprovante ou encaminhamento do programa social do qual participe.

Clique aqui e conheça as áreas e os cursos oferecidos.


Imprimir

Os comentários estão encerrados.