NOTÍCIAS

Infraestrutura | 02.02.16 - 19h41

Prefeitura do Recife conclui mais de 90% dos serviços de resposta à tempestade da última sexta

img_alt

Das 289 árvores derrubadas, 260 foram removidas e 119 vias desobstruídas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

BALANÇO CHUVAS // 02.02.2016 - atualizado às 17h

A Prefeitura do Recife informa que o esforço concentrado de reparação aos efeitos da tempestade, ocorrida na tarde da última sexta-feira (29), causada pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), permanece em atuação e já apresenta mais de 90% dos serviços concluídos. O trabalho coordenado pelo escritório de gerenciamento de crise, montado pelo prefeito Geraldo Julio imediatamente após o evento, permitiu a execução do equivalente a 30 dias de serviço em apenas 48 horas, possibilitando a retomada das condições de normalidade na cidade, especialmente no que diz respeito à circulação viária e serviços básicos.

Na tarde da sexta, 450 servidores da Defesa Civil, Emlurb e CTTU foram imediatamente para as ruas para reduzir os transtornos causados pela tempestade. No início do sábado, esse efetivo foi ampliado para 1000 servidores.

CORTE E REMOÇÃO DE ÁRVORES - Até o momento, as equipes da Prefeitura do Recife já solucionaram 90% dos casos. Das 289 ocorrências de quedas de árvores, 260 foram concluídas. No momento, 25 equipes atuam em toda a cidade, incluindo o reforço de quatro equipes do Exército. Desse total, 15 atuam na parte de poda, 10 estão dedicadas ao recolhimento dos resíduos e duas acompanham especificamente as demandas de apoio à Celpe. Até agora, foram removidas 300 toneladas de restos de poda, o equivalente a 100 caminhões cheios.

O trabalho, em parceria com a Celpe, Corpo de Bombeiros, Exército e Defesa  Civil do Estado, priorizou a desobstrução de vias, especialmente os corredores de circulação de ônibus e o restabelecimento de serviços básicos, em especial o atendimento de saúde, iluminação pública e fornecimento de água e energia elétrica. Já foram desobstruídas 119 vias em toda a cidade, a exemplo das avenidas Recife, Dezessete de Agosto, Rosa e Silva, Beira Rio, Caxangá, José dos Anjos, Conselheiro Aguiar, Dois Rios e Sul, e das ruas Esmeraldino Bandeira, Creoulas, Harmonia e Estrada do Arraial.

TRÂNSITO - Em relação aos 122 semáforos que apresentaram falhas em virtude dos fortes ventos, 100% já voltaram a funcionar. Entre a sexta-feira (29) e a segunda-feira (1), oito equipes técnicas estiveram de plantão com o objetivo de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Às 10h da segunda-feira (1), todos os 122 semáforos já operavam normalmente. No total, Recife conta com 663 semáforos, sendo que 451 deles possuem nobreaks, que permitem o funcionamento do equipamento em caso de falta de energia. Desses 451 nobreaks, cerca de 300 foram acionados e deram funcionamento de 4h a 6h na falta de energia. A média de ocorrência em dias comuns é de dez semáforos com falhas pontuais. 

Seis guinchos continuam à disposição da CTTU e podem ser acionados em casos de acidentes ou  outros transtornos. De meio-dia da sexta-feira (29) até o final do sábado (30), a Companhia registrou 70 acidentes de trânsito, sendo 13 com vítimas, uma fatal. A média diária de acidentes em condições normais é de 27. No domingo (31) e na segunda-feira (1), a média de acidentes foi normalizada.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas, através de equipes formadas por cerca de 150 agentes e 340 orientadores de trânsito, que, diariamente, estão nos principais corredores viários da cidade, priorizando as áreas que foram afetadas por queda de árvores ou falta de energia. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realizou o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 112 câmeras.