Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 02.02.21 - 12h08

Pacientes do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa terão acompanhamento farmacêutico

img_alt

Unidade será primeira da rede municipal a disponibilizar consultório farmacêutico em seu ambulatório (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50% dos usuários regulares de medicamentos termina fazendo seu uso de forma incorreta, seja pela falta de conhecimento, orientação adequada ou pelo excesso de remédios utilizados. Diante desse quadro, que fica ainda mais complexo entre os idosos, que muitas vezes fazem uso de diversos medicamentos ao mesmo tempo, o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa passa a oferecer, a partir desta segunda-feira (01/02), consultas farmacêuticas em seu ambulatório, serviço inédito na rede municipal. 

As consultas farmacêuticas serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 11h às 15h. O encaminhamento será feito pelo especialista da própria unidade que já acompanha o paciente após identificar o perfil do paciente para avaliação, intervenção e orientação farmacêutica.  

“Nosso objetivo é focar no paciente que sai da consulta com diversas prescrições de medicamentos, assim como naqueles que não estão apresentando adesão ao tratamento. Nos atendimentos, faremos o acompanhamento desses pacientes, passando orientações sobre o uso dos remédios, interações medicamentosas, descarte, armazenamento e, até mesmo, como lidar com eventos adversos”, explica o coordenador de Farmácia do Hospital Eduardo Campos, Paulo Modesto.  

“Existem muitos fatores que levam um paciente a não se adaptar aos medicamentos, assim, nosso papel é entender a realidade de cada um deles, adequando o tratamento de modo a garantir maior adesão fora do ambiente hospitalar. Esse trabalho leva em consideração questões como análise dos medicamentos, hábitos alimentares, preparo e administração, além de eventuais interações entre estes produtos e estratégias de manejo”, esclarece Paulo. 

Farmácia Clínica - Ramo da assistência farmacêutica voltado à ciência e prática do uso racional de medicamentos, a Farmácia Clínica atua de forma que os farmacêuticos possam prestar cuidado ao paciente, promovendo saúde e bem-estar. Cada vez mais comum entre os brasileiros, principalmente os idosos, o uso em excesso de medicamentos pode trazer uma série de problemas para o paciente, como a probabilidade de interações medicamentosas e reações adversas, erros de medicação, além de dificultar a adesão e eficácia de tratamentos e, em casos mais graves, causar intoxicações. 

Assim, a atuação do farmacêutico nos serviços de saúde vem passando por um processo de transformação. A cada dia fica mais evidente a necessidade do profissional na equipe interdisciplinar, dialogando com os demais especialistas e focando no paciente frente um tratamento farmacoterapêutico.