Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 02.02.21 - 17h33

Prefeitura do Recife presta homenagem a Reginaldo Rossi com estátua do músico

img_alt

Obra de Demétrio Albuquerque é a 18ª a compor o Circuito da Poesia e está instalada no Pátio de Santa Cruz. Prefeito João Campos esteve no local na tarde desta terça-feira (2) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Mais um grande artista recifense é homenageado pela Prefeitura do Recife. A gestão municipal, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), instalou uma estátua para homenagear o eterno Rei. O cantor e compositor Reginaldo Rossi, declarado Patrono do Brega pela Assembleia Legislativa de Pernambuco em outubro de 2020. A obra do escultor Demétrio Albuquerque fica no Pátio de Santa Cruz, área central da cidade, e foi conferida de perto pelo prefeito do Recife, João Campos, na tarde desta terça-feira.

“Essa é a 18ª estátua do Circuito de Poesia, a gente hoje faz uma homenagem ao rei Reginaldo Rossi. Esse que foi um dos grandes baluartes do brega na cidade, todo recifense sabe e conhece quem foi e como é a sua história. A gente faz aqui no Pátio de Santa Cruz a inauguração dessa estátua e eu tenho certeza que, além de uma homenagem à cultura, é uma referência também a um ícone da nossa cultura”, declarou o prefeito João Campos.

Quem também contemplou a escultura nesta terça-feira foi Sandro Nóbrega, que foi empresário do artista por 25 anos. “Eu acho fantástica essa homenagem porque eterniza, realmente, a história dele. Ele foi um cara que sempre cantou o Recife, em todo o canto que ele foi. Todo show ele terminava cantando ‘Recife, minha cidade’’, ele gostava disso aqui, ele amava isso aqui. Eu ficava às vezes revoltado com ele porque a gente poderia dormir num hotel e ele dizia ‘vamos embora para casa’, porque ele gostava de Recife. Então eu acho fantástico, eterniza ele. Até os fãs dele, de fora, às vezes ligavam para a gente para saber se tinha alguma coisa de Reginaldo, hoje em dia eu tenho a referência de que tem a estátua, então eu acho uma maravilha. Parabéns à Prefeitura e a todos os encarregados por isso, ficou realmente fantástico”, celebrou ele. 

Esta será a 18ª obra a compor o Circuito da Poesia. Rossi, que faleceu em 2013, fará companhia a outros grandes nomes como Capiba, Clarice Lispector, Ascenso Ferreira, Carlos Pena Filho, Antonio Maria e Naná Vasconcelos, entre outros. A escultura, que mostra o cantor em uma mesa de bar, objeto eternizado em uma de suas músicas de maior sucesso, "Garçom", teve um investimento de R$ 35 mil.

Reginaldo Rossi - O cantor e compositor Reginaldo Rossi faleceu em 2013, aos 69 anos. Ficou conhecido por "Rei do Brega" por causa de suas canções que falam de amor e traições. Mas também compôs músicas enaltecendo o Estado de Pernambuco e sua capital, Recife, sempre elencando as belezas naturais da região. Em 2020 foi declarado Patrono do Brega. 

Circuito da Poesia - O Circuito era composto até então por 17 monumentos: Manoel Bandeira (Rua da Aurora); João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora); Capiba (Rua do Sol); Carlos Pena Filho (Praça do Diário); Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro); Antônio Maria (Rua do Bom Jesus); Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega); Chico Science (Rua da Moeda); Solano Trindade (Pátio de São Pedro); Luiz Gonzaga (Praça Mauá); Mauro Mota (Pátio do Sebo), Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau), Ariano Suassusa (Rua da Aurora); Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio), Celina de Holanda (Avenida Beira Rio), Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital) e Naná Vasconcelos (Marco Zero). A estátua de Reginaldo Rossi é a 18ª a compor o conjunto de obras e está localizada no Pátio de Santa Cruz.