Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.03.23 - 12h58

Mutirão de arboviroses da Prefeitura do Recife visita 1,4 mil imóveis no Ibura

img_alt

Neste fim de semana, asaces vão inspecionar locais para identificar possíveis criadouros de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, 16 pontos estratégicos receberão visitas dos profissionais. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

Nestes sábado (4) e domingo (5), a Prefeitura do Recife vai promover mais um mutirão de prevenção das arboviroses. Os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde municipal irão visitar 1,4 mil imóveis e 16 pontos estratégicos no bairro do Ibura, na Zona Sul da cidade. A ação, que vai ocorrer das 8h às 13h, levará orientações para a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Em cada dia do mutirão, os profissionais de Vigilância Ambiental do Recife vão visitar 700 imóveis no bairro. As áreas escolhidas para ação, de acordo com o último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), apresentaram um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos.

Durante as inspeções, será verificada a existência de criadouros do mosquito Aedes aegypti e a eliminação mecânica dos focos, bem como aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água. Os asaces também realizam um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. 

Os asaces ainda visitarão outros 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, como galpões, oficinas e borracharias. Nesses espaços, os agentes farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. 

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Para realizar denúncias de possíveis focos, a Prefeitura do Recife disponibiliza a plataforma Bora Se Cuidar contra o Mosquito no site ou no app Conecta Recife. A ferramenta permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente, utilizando geolocalização. A população ainda pode utilizar a Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800 281 1520, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.