NOTÍCIAS

Educação | 03.03.23 - 20h07

Prefeito discute prioridades para o Recife com ministro da Educação

 

João Campos recebeu Camilo Santana e a recém-empossada presidente da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, na sede da PCR

 

O prefeito do Recife, João Campos, recebeu, nesta sexta-feira (3), o ministro da Educação, Camilo Santana, e a recém-empossada presidente da Fundaj, Márcia Angela Aguiar, na sede da Prefeitura. Na pauta, as prioridades da gestão para a educação. “Estamos ampliando as vagas em creches e a nossa meta é duplicar a oferta nesses quatro anos. Vamos chegar a novas sete mil vagas”, destacou João Campos, chamando atenção para a importância de se investir na educação desde a primeira infância.

 

Lançado pela Prefeitura do Recife em 2021, o programa Infância na Creche, que representa o maior investimento na história da educação infantil do Recife - mais de R$ 150 milhões, envolve quatro eixos: construção de novas unidades, ampliação de unidades já existentes, creches em parceria com instituições sem fins lucrativos e a construção de unidades em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

 

O prefeito João Campos também citou programas estratégicos como o Primeiras Letras, de alfabetização na idade certa, e o Embarque Digital, que visa formar jovens egressos da rede pública na área de tecnologia, melhorando a empregabilidade e impactando a economia do polo tecnológico.

 

"Estamos em fase de estudo e avaliação do quadro educacional em todo o País porque está claro que houve uma ausência muito grande do MEC na coordenação de estados e municípios. Isso criou e aumentou as distorções entre as diversas regiões", afirmou Camilo Santana. Para o ministro, há desafios e prioridades para os próximos anos e a expansão da educação em tempo integral é um dos objetivos.

 

Também participaram da reunião os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, os deputados federais Pedro Campos e Carlos Veras, a secretária de Educação Superior do MEC, Denise Carvalho, o secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Tadeu Alencar, o deputado estadual e presidente do PT em Pernambuco, Doriel Barros, e os secretários municipais Fred Amancio (Educação) e Aldemar Santos (Governo).