NOTÍCIAS

Esportes | 04.04.13 - 20h18

Prefeitura vai reformar áreas para a prática esportiva

Espaços contemplados priorizam Centro do Recife e Zonas Norte e Sul

Os praticantes de esportes de ciclos movidos exclusivamente à propulsão humana, como skates, patins e patinetes, terão mais espaço na Cidade. A Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Turismo e Lazer e de Segurança Urbana, realizará uma série de reformas em algumas áreas da Cidade. Em reunião nesta quinta-feira (4) à noite, na sede da PCR, os secretários Felipe Carreras e Murilo Cavalcanti, além do secretário executivo de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Rodrigo Molina, anunciaram as medidas para uma comissão formada por skatistas e patinadores.

Para quem frequenta Boa Viagem, a pista de skate do Parque Dona Lindu passará por reformas. Além disso, no estacionamento do local, será criado um parque de manobras. No Centro da Cidade, também haverá melhorias. Será reformado o Skate Park da rua da Aurora no bairro de Santo Amaro. Na Zona Norte, haverá o fechamento da rua Dona Ana Xavier (é a rua do Bompreço e continuação da Estrada do Arraial), em Casa Amarela, aos domingos.

Além disso, no Parque da Jaqueira, foi liberado um lado da ciclovia. Nas obras do Parque de Santana, haverá uma pista de skate dentro dos padrões técnicos, que será entregue à população junto com a inauguração do parque. Também será feito um estudo para ocupar o espaço no fim da rua Aurora, próximo à Ponte do Limoeiro, com piso adequado para prática esportiva.

No Recife Antigo, todos os domingos, no horário de funcionamento da Ciclofaixa de Turismo e Lazer, equipamentos móveis para manobras serão colocados na avenida Marquês de Olinda. “Resolvemos priorizar reformas e melhorias em pontos distintos da Cidade, para dar opção para quem anda de skates, patins, patinetes, tanto da Zona Norte como da Zona Sul, atendendo todas as áreas”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer, tudo será feito com o acompanhamento de quem pratica os esportes. “Precisamos desse acompanhamento, para que as obras sejam feitas dentro das especificações técnicas próprias para a prática dos esportes”, comenta. “Foi um passo muito importante essa abertura dada pela prefeitura para estarmos juntos, acompanhando essas ações”, afirma o fotógrafo e skatista Marcelo Lyra.

Ainda não há prazo de execução das reformas, mas os equipamentos móveis para manobras já estarão disponíveis no Recife Antigo a partir deste domingo. E a rua Dona Ana Xavier também já estará liberada a partir do dia 14 deste mês. “Precisamos só analisar o horário mais seguro para liberar a via. Em relação às outras obras, ainda será preciso avaliar o tamanho das reformas que serão feitas. Queremos fazer tudo em sintonia com quem usa”, comenta Carreras.

Locais como os Centros Comunitários da Paz (Compaz), vinculados à Secretaria de Segurança Urbana, também poderão ser adaptados para inserção dessas modalidades esportivas nos espaços de lazer oferecidos. “Vamos estudar a possibilidade de criar esses espaços e oferecer dentro dos Compaz esse tipo de serviço”, garantiu o secretário Murilo Cavalcanti. A primeira reunião dos skatistas aconteceu na noite da última terça, dia 26 de março.

Confira as ações que serão executadas:

  • Reforma da pista do Parque Dona Lindu;
  • Criação de um parque de manobras no estacionamento do Dona Lindu;
  • Reforma do Skate Park da rua da Aurora;
  • Fechamento da rua Dona Ana Xavier aos domingos;
  • Colocar equipamentos móveis para manobras na avenida Marquês de Olinda, aos domingos, no horário de funcionamento da Ciclofaixa de Turismo e Lazer;
  • Finalização da pista de skate do Parque de Santana, quando a obra for entregue à população;
  • Estudo para ocupar o espaço no fim da rua Aurora, próximo à Ponte do Limoeiro, com piso adequado para prática esportiva.