NOTÍCIAS

Cultura | 04.04.14 - 17h36

Geraldo Julio recebe prêmio Prefeito Empreendedor

[caption id="attachment_45105" align="alignleft" width="680"] Premiação é organizada pelo Sebrae. Gestor recifense concorreu com outros 22 prefeitos e venceu na categoria Compras Governamentais. (foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio recebeu, na noite dessa quinta-feira (3), o Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor. Esta é a oitava edição do prêmio, que é concedido pelo Sebrae a cada dois anos. O gestor recifense concorreu com outros 22 prefeitos de Pernambuco e venceu na categoria Compras Governamentais com programa de mesmo nome. O objetivo dessa iniciativa, que contou com a parceria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), é premiar os administradores que se destacaram com ações voltadas para o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores.

A PCR também ganhou cursos de elaboração de projetos para captação de recursos e para utilização do portal de convênios do Governo Federal. E, de maneira mais específica, a equipe técnica responsável pela elaboração do Programa de Compras Governamentais terá o direito de escolher um curso oferecido pelo Sebrae. Geraldo Julio disputou com os gestores dos municípios de Afogados da Ingazeira, José Patriota, que também preside a Amupe, e de São José do Egito, Romério Guimarães. O secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, representou o chefe do Executivo Municipal na cerimônia de premiação.

O programa de Compras Governamentais nasceu de um esforço coletivo iniciado no primeiro semestre de 2013, quando foi instituído o Fórum Municipal das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e dos Empreendedores Individuais. "As pequenas empresas são fundamentais para a transformação da economia da nossa cidade. Esse segmento é um dos maiores geradores de oportunidades no Município. Desenvolvê-lo é uma das metas do nosso governo. Quero agradecer ao Sebrae pelo prêmio e firmar o compromisso da Prefeitura no sentido de fortalecer os pequenos empreendedores", destacou Geraldo Julio.

O Prêmio Barbosa Lima Sobrinho para o Prefeito Empreendedor é um reconhecimento dado aos chefes dos executivos municipais que possuem ações diretamente ligadas ao desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores, gerando impactos positivos para o segmento local. “Buscamos salientar a participação dos prefeitos na criação e implementação de iniciativas que tenham no seu cerne o desenvolvimento de pequenos negócios em seus municípios” disse o superintendente do Sebrae/PE, Roberto Castelo Branco.

REESTRUTURAÇÃO - Na Prefeitura, o programa de Compras Governamentais é coordenado pelas secretarias de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e Administração e Gestão de Pessoas. A reestruturação do processo na PCR foi realizado a partir de debates gerados nos Grupos de Trabalho do fórum realizado em 2013. Em seguida, foram promovidas capacitações voltadas aos servidores públicos envolvidos nos processos de compras governamentais. Cerca de 100 funcionários municipais participaram das aulas para a adaptação das rotinas de trabalho. O objetivo foi conhecer em maiores detalhes a Lei Federal nº123/2006, que rege a atuação e inserção dos micros e pequenos empreendedores e empreendedores individuais nas licitações públicas.

Também foi desdobramento do programa portaria publicada em janeiro deste ano listando materiais para compra exclusiva. A lista considera a necessidade de ampliação do acesso às compras governamentais pelas MEs, EPPs e MEIs de consumo e de uso permanente. Os materiais compõem duas partes; a primeira classificada como materiais de consumo e de uso permanente e a outra lista serviços. São quase 100 itens que devem compor um banco de dados com foco, sobretudo, na modalidade de compra direta.