Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.04.16 - 20h07

HPV: unidades de saúde do Recife disponibilizam doses para adolescentes

A vacina entrou para o Calendário Nacional de Imunização e está disponível o ano todo

Meninas com idade entre 9 e 13 anos devem procurar as unidades de saúde da família (incluindo Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Prefeitura do Recife para receber vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A vacina faz parte do calendário vacinal do município e está disponível na rede durante o ano inteiro. Este ano, a Secretaria de Saúde do Recife montou um esquema especial para o atendimento ao público-alvo. De janeiro a março, 2.704 meninas já foram imunizadas na cidade.

As adolescentes que ainda não tomaram a primeira dose podem procurar as unidades das 8h às 17h. É importante que os pais ou responsáveis pelas meninas cumpram o que orienta o calendário de vacinação.

“As meninas que já completaram 14 anos e só tomaram a 1ª dose da vacina, e as adolescentes dentro da faixa etária que ainda não receberam nenhuma dose, devem comparecer aos postos. A vacina é segura e se trata da prevenção do câncer de colo de útero, doença que merece atenção”, explicou Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife.

Papilomavírus Humano (HPV) – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.