Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.04.18 - 10h26

Murillo La Greca recebe exposição fruto de intercâmbio cultural entre Brasil e Itália

Com curadoria da artista ítalo-brasileira Eugenia Harten, a exposição Percursos Introspectivos da Alma Brazil Ediction é a quinta promovida pelo projeto, que reduz as distâncias entre a produção artística brasileira e italiana. A mostra fica em cartaz de 5 a 28 de abril

 

Na próxima quinta-feira (5), o Museu Murillo La Greca, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, gerido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, recebe a exposição Percursos Introspectivos da Alma, de curadoria da artista plástica ítalo-brasileiro Eugenia Harten. A mostra é a quinta iniciativa de um projeto de intercâmbio cultural entre o Brasil e Itália, que já promoveu, desde 2015, exposições no Recife, em Milão, em Búzios e em Caravaggio.

A exposição fica em cartaz até o dia 28 de abril, com entrada franca. O museu funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h e no sábado, das 15h às 18h. Na abertura, a partir das 19h desta quinta-feira, o artista contemporâneo Daniel Santiago fará uma performance inédita.

Inédita no Brasil, a mostra Percursos Introspectivos da Alma já foi apresentada na Itália, na histórica cidade de Caravaggio, por ocasião das festividades preparadas pela administração municipal daquela cidade para celebrar o aniversário de um de seus mais ilustres cidadãos: o pintor Michelangelo Merisi Caravaggio. O acervo conta com obras de artistas de diversas regiões da Itália, entre profissionais consagrados com vasto currículo e jovens artistas de grande talento, promessas da arte contemporânea internacional.

A mostra, que celebra as várias línguas e linguagens faladas pela arte contemporânea, convida os visitantes por um percurso que começa pela obra neo pop de Vittoria Salati, segue a caminhada pelas ruas urbanas do impressionismo de Patrizio Oca, passa pelo realismo mágico e poético de Carmine Bellucci e Nacha Piattini Maria Ignacia, depois cria formas e cores espontâneas na abstração vitrificada de Mario Del Viero, e se dedica ainda a percorrer os valores expressivos dos materiais e do gesto informal de Mirko Roncelli, até atravessar as fronteiras entre o abstrato e o figurativo de Lorella Castelli, Marisa Ierardi e Eugênia Harten.

Outras paradas se fazem obrigatórias nesse percurso, segundo a curadora Eugenia Harten, que destaca ainda “a fotografia de Fabio Fidone, o cenário quase teatral montado por Natalia Gonzalez Prados em homenagem ao Bacchino malato de Caravaggio, transformando os castelos do século XX de Vito Legramandi em palco cênico para dançarina sensual criar novos passos pela coreografia de Ivana Vio até chegar às fantasias do carnaval de Veneza, através da pintura digital do mestre Bruno Tosi”.

Intercâmbio - A primeira edição do Intercâmbio Cultural foi realizada em junho de 2015, no Museu da Cidade do Recife, apresentando ao público do Recife 30 obras de artistas italianos e outros 30 artistas brasileiros. Em contrapartida, a segunda edição aconteceu na cidade de Milão, Itália, na Galleria Art Studio38, em dezembro 2015. Na ocasião, participaram cinco artistas brasileiros e quatro artistas italianos, com o apoio e patrocínio do Consulado Geral do Brasil em Milão.

A terceira edição do Intercâmbio Cultural foi realizada em junho de 2016, no balneário de Búzios, no Rio de Janeiro, trazendo seis dos maiores expoentes da arte italiana para uma exposição na galeria N1 de Arte. Em 2016, a quarta edição foi na cidade de Caravaggio, na Itália.

 

Serviço

Exposição Percursos Introspectivos da Alma

Abertura: 5 de abril, a partir das 19h

Visitação: Até 28 de abril

Horário: De terça a sexta, das 9h às 12h e 14h às 17h, e, no sábado, das 15h às 18h

Local: Museu Murillo La Greca (Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim)

Entrada gratuita

Informações: 3355-3129