Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.04.19 - 15h37

Prefeito Geraldo Julio: "13º do Bolsa Família é ajuda concreta aos pernambucanos que mais precisam"

img_alt

Benefício lançado nesta quinta-feira (4) pelo Governo do Estado começará a ser pago em 2020 e vai auxiliar 3 milhões de pessoas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Um gesto para inverter prioridades e direcionar recursos para as camadas que mais precisam foi tomado nesta quinta-feira (4) com o lançamento do Décimo Terceiro do Bolsa Família de Pernambuco, pelo governador Paulo Câmara. O benefício começará a ser pago em 2020 e vai beneficiar 35% da população pernambucana e injetar até R$ 175 milhões na economia do Estado. Em números absolutos, serão mais de 3 milhões de pessoas atingidas. O prefeito Geraldo Julio participou do lançamento e ressaltou a necessidade da iniciativa para diminuir as desigualdades sociais. A iniciativa vai conceder, anualmente, uma parcela extra do benefício de até R$ 150 aos pernambucanos beneficiários do programa federal.

Para Geraldo, a iniciativa é um gesto em direção aos mais desassistidos. "Em 2018, tive a alegria de participar das discussões desse que é o maior programa estadual de distribuição de renda. O 13º do Bolsa Família é uma ajuda concreta na vida de 3,3 milhões de pernambucanos, mas é também símbolo da resistência de um povo e de um campo político. Do campo político democrático e popular, que esse governo representa. De um campo político que não descansa enquanto houver tanta desigualdade social", afirmou o prefeito.

O governador Paulo Câmara defendeu que a iniciativa é um olhar atento para essas pessoas em meio ao momento difícil pelo qual passa o País. "É uma forma que encontramos de dar transferência de renda ao povo de Pernambuco, principalmente às famílias mais carentes que são beneficiárias do Bolsa Família, do Governo Federal. Estamos lançando o 13º do Bolsa Família e, a partir de 2020, ele já será disponibilizado para as pessoas e isso vai ser fundamental para a economia, mas é principalmente uma renda extra para aqueles mais pobres e que estão na extrema pobreza e que precisam, realmente, desse olhar", defendeu o governador.

O lançamento do programa aconteceu no Teatro Guararapes e foi bastante prestigiado. Participaram integrantes de movimentos sociais, deputados federais e estaduais, prefeitos, gestores e beneficiários dos programas sociais.

No Recife, as famílias que desejam saber se têm direito ao Bolsa Família devem procurar a Central de Atendimento do Cadastro Único do Recife ou um dos Centros de Referência de Assistência Social - Cras para realizar o cadastro. Elas devem levar os seguintes documentos de todas as pessoas da casa: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, comprovante de residência e, no caso das crianças, registro de nascimento.  A avaliação segue critérios de renda e é feita pelo Governo Federal.

O endereço da Central de Atendimento do Cadastro Único do Recife é Rua do Imperador Dom Pedro II, n° 307, loja 1, bairro de Santo Antônio, com horário de funcionamento que vai das 7h às 17h. Quem tiver dúvidas pode ligar para o telefone 0800 707 2003. Importante ressaltar que tanto a Central de Atendimento do Cadastro Único como os CRAS da Prefeitura do Recife atendem apenas os beneficiários que residem na capital pernambucana. No Recife, 93 mil famílias recebem o Bolsa Família.

O BENEFÍCIO

Atualmente, 1.178.975 famílias são atendidas pelo Bolsa Família em Pernambuco, o que representa 35% da população do Estado. Para participar do Programa, não será necessário fazer inscrição ou adesão, basta ser beneficiário do Bolsa Família e estar regular com as exigências do Programa Federal.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude Sileno Guedes, o pagamento da parcela extra será realizado em três blocos, seguindo o período de aniversário do beneficiário responsável pela família no cadastro. “Estamos falando de um pagamento extra, que é do mesmo valor do benefício que o beneficiário recebe do Governo Federal. Então, no mês em que fizermos o pagamento, o beneficiário vai receber, do Governo Estadual, uma parcela igual a que ele recebe do Governo Federal, que poderá ser acrescentada de acordo com os 5% da nota fiscal, chegando a um limite de 150 reais”, explicou Sileno.

Para quem faz aniversário entre janeiro e abril, receberá em fevereiro, já quem aniversaria entre os meses maio e agosto, receberá a 13ª parcela em março e por fim, quem comemora nova idade de setembro a dezembro, será contemplado em abril. Posteriormente, o calendário oficial será estabelecido por meio de Portaria.