NOTÍCIAS

Cultura | 05.05.14 - 11h13

Estudantes de curso de extensão de Defensores tem aula sobre o Clarice Lispector

Estudantes da terceira turma do curso de extensão de Defensores e Defensoras dos Direitos da Cidadania, da Faculdade Guararapes, receberam, na última quarta-feira (30), representantes do Centro de Referência Clarice Lispector para uma aula-palestra sobre equipamentos que atendem as mulheres em situação de violência. Os alunos e alunas puderam acompanhar as ações que são desenvolvidas no Clarice e ainda tiraram dúvidas sobre a política de enfrentamento à violência da Secretaria da Mulher do Recife.

Em sua fala, a coordenadora do Clarice, Tânia Tenório, comentou o dia a dia do centro. "Lá, orientamos as mulheres, acolhemos. Além de tentar protegê-las, nós buscamos empoderar essas mulheres, trabalhamos sua autoestima. Insisto em dizer que pela complexidade da violência, precisamos de uma rede de articulação, precisamos do Ministério Público, das Delegacias, das Varas especializadas", disse.

A gestora também ressaltou as ações prioritárias do Clarice, entre elas o atendimento e apoio as ações de abrigamento e desabrigamento, a construção de um fluxo de rede de proteção as mulheres e a realização da notificação compulsória em hospitais e maternidades. A aluna Nilma de Oliveira é estagiária de psicologia na Vara de Violência contra a Mulher em Jaboatão dos Guararapes e tinha muitas dúvidas sobre o atendimento nos centros de referência. "É muito importante tirarmos as dúvidas e conhecermos mais sobre os centros. Esta aula foi muito proveitosa para nos fortalecermos e ainda contribuirmos com o nosso trabalho", frisou.

O curso de Defensores e Defensoras é promovido pelo Núcleo de Estudos de Gênero da Faculdade Guararapes e tem parceria com o Instituto Maria da Penha e com o Consulado Americano.