NOTÍCIAS

Saúde | 05.05.17 - 19h17

PCR promove a III Semana do Bebê do Recife

 

Palestras, oficinas e mamaço fazem parte das atividades promovidas por várias secretarias municipais de segunda à domingo

 

O Recife dedica, anualmente, uma semana para chamar a atenção para os cuidados com a primeira infância - período que vai do nascimento aos 6 anos de idade. A partir desta segunda-feira (8) até o próximo domingo (14), a Prefeitura do Recife, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizará diversas atividades dentro da III Semana do Bebê. O tema deste ano é “1000 dias que marcam uma vida”, para levantar a reflexão sobre o desenvolvimento do bebê desde o primeiro dia de gravidez até os 2 anos de idade  - fase mais importante dentro da primeira infância pelo rápido crescimento e desenvolvimento do organismo.

A programação, que acontecerá em toda a cidade, inclui palestras, oficinas, mamaços, atividades culturais com as crianças e outras ações de diversas secretarias municipais. O evento de abertura será nesta segunda, a partir das 10h, na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Rua Real da Torre, n° 299, bairro da Madalena.

Dentro da programação da semana, a Secretaria de Saúde do Recife promoverá a I Jornada de Saúde Bucal para Bebês do Recife, na terça (9) e quarta-feira (10), também na Escola Paulo Freire. Os profissionais da rede municipal de saúde bucal participarão de palestras sobre terapêutica medicamentosa, odontologia e microcefalia, tratamento odontológico em oncopediatria e pré-natal odontológico.

Ao longo da semana, ocorrerão atividades nas Unidades de Saúde do município. Na terça-feira (09), às 10h, no Serviço Integrado de Saúde (SIS), será realizada oficina de plantas medicinais. As mães vão aprender como fazer lambedor e que plantas usar. Na quarta (10) e quinta (11), no Hospital da Mulher do Recife (HMR), um curso de 20 horas será ofertado às mães sobre a Promoção do Aleitamento Materno. Ainda na quinta, a partir das 14h, no Espaço Mãe Coruja Recife da Policlínica Waldemar de Oliveira, será realizada uma roda de diálogo sobre desenvolvimento infantil.  Além disso, acontecerão rodas de diálogos e palestras sobre os principais cuidados com a saúde na primeira infância, incluindo prevenção de doenças por meio da vacinação; amamentação, estímulo ao desenvolvimento nas várias fases da primeira infância, alimentação saudável, entre outros assuntos.

Já a Secretaria de Educação do Recife desenvolverá atividades nas 235 unidades de ensino municipais que têm turmas de Educação Infantil da próxima segunda (8) até a sexta-feira (12). A programação inclui oficinas, cursos, palestras, atividades culturais, contação de histórias, massagem Shantala para bebês, apresentações de teatro de fantoches, vivências de brincadeiras e jogos populares, atividades musicais do Projeto Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada, coral para ninar, construção de álbum autobiográfico das crianças, exibição de filmes, entre outras atividades.

As ações vão envolver os mais de 17 mil alunos de Educação Infantil matriculados na rede municipal e seus pais e responsáveis, além de cerca de mil professores, distribuídos nas 28 creches-escolas, 51 creches e 156 escolas da Prefeitura do Recife com turmas de Educação Infantil.

A Secretaria da Mulher do Recife estará presente na Semana do Bebê promovendo rodas de diálogo sobre gênero com mães e gestantes de diversas comunidades da capital pernambucana e da Colônia Penal Feminina do Recife. Denominadas "Educando para a igualdade", as conversas acontecerão de segunda a sexta com o objetivo de desconstruir estereótipos de gênero e semear uma educação mais igualitária para meninos e meninas. Os encontros serão realizados em escolas municipais, postos de saúde e no Centro Comunitário da Paz (Compaz) do Alto Santa Terezinha.

Na quinta (11) e na sexta (12), o Econúcleo Jaqueira, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, realizará atividades alusivas à Semana do Bebê visando o estreitamento dos laços afetivos entre mãe e filho. No primeiro dia, a partir das 9h, haverá “cantação” de histórias e danças circulares, em que o público forma uma roda, como numa ciranda. No segundo dia, pela manhã e à tarde, ocorrerá a vivência ambiental intitulada “Ver de perto para verde perto.” Em seguida estão previstas danças circulares, histórias cantaroladas e a oficina de criação e contação de história denominada “Conto para colorir o mundo”.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos realizará, na manhã do sábado (13), uma ação especial no Praia Sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem (em frente ao Hotel Internacional Palace), para crianças da Aliança das Mães e Famílias Raras (AMAR). À tarde, no Parque Santana, haverá brincadeiras para crianças com deficiência no Parque Infantil Ana Laura Para Todos, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e do Instituto Artur Vinícius (IAV). No domingo (14), quando se comemora o Dia das Mães, haverá intervenção educativa no percurso da Ciclofaixa de Turismo e Lazer.

 

Confira a programação