NOTÍCIAS

Cultura | 06.06.12 - 16h02

Crianças participam de atividades educativas no Jardim Botânico

Cerca de 100 crianças entre cinco e 12 anos estiveram pela primeira vez no Jardim Botânico, na manhã desta quarta-feira (06), para participar de atividades relacionadas à Semana de Meio Ambiente, que foi aberta no dia anterior (05) e vai até o dia 17. Além de conhecer um dos principais espaços verdes do Recife, crianças assistidas pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC) e alunos do Colégio e Curso Vencer, situado em Jaboatão dos Guararapes, se divertiram com o teatro de bonecos, oficinas de plantio de mudas, exibição de filme, gincana e brincadeiras. Tudo com uma dose considerável de consciência ambiental.

Para a analista ambiental do Jardim Botânico e também pedagoga, Rosemary Ratacasso, todas essas formas de interação têm o propósito de fazer as crianças entenderem que o meio ambiente pode ser preservado através de ações cotidianas simples. “Queremos formar sujeitos ecologicamente responsáveis e fazê-las (as crianças) entender que a preservação é um exercício diário de cidadania que vai desde o jogar o lixo no chão até a maneira que você se alimenta”, ressaltou a pedagoga.

As atividades vêm acontecendo no Jardim Botânico desde terça (05) e irão até sexta-feira (08). Até lá, o espaço também recebe a exposição do artista plástico, Marcílio Renaux, que utiliza ferro reciclado para criar esculturas que fazem referência à fauna e flora local.

Ainda dentro da programação da Semana de Meio Ambiente, o Jardim Botânico irá promover um curso de formação em Educação Ambiental para Brigada Ambiental e Centro de Vigilância Ambiental (CVA), no dia 12. Um dia antes, porém, no dia 11, o Jardim Botânico prepara um evento que irá comemorar a oficialização do equipamento como um Jardim Botânico reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Jardim Botânico fica na BR 232, km 7,5, s/n, no Curado. Para maiores informações ou agendamento de visitas, o interessado deve ligar para o 3355-0000, 3355-0001 ou 3355-0002.